terça-feira, 4 de setembro de 2018

Com programação extensa em Apodi, Semana Municipal da Leitura teve início ontem

Entre as atrações estão contações de histórias, lançamentos de dois livros, apresentações literárias das escolas, Casebre Literário e a apresentação do Bale: Biblioteca Ambulante de Leitura na Escola de Pau dos Ferros

A 2ª Semana Municipal de Leitura teve início nesta segunda-feira (3) em Apodi. A programação, que vai até dia 7, inclui contações de histórias, lançamentos de dois livros: um de literatura infantil "Apodi dos Índios" de Anne Sofia e outro de literatura de cordel "Simplificando a Poesia - Deus, Apodi e o Nordeste" de Teresa Machado, apresentações literárias das escolas, Casebre Literário e o encerramento com o Desfile Cívico de 7 de Setembro.


O projeto idealizado pela Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Educação visa promover e valorizar o principal instrumento de aprendizagem e de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do indivíduo.


“Queremos ampliar os benefícios da leitura para a população e configurar o livro como instrumento de formação de cidadania, inclusão social e cultural”, destacou o secretário Elmo Alves, que também enfatizou a importância de estimular a produção de escritores locais.


— Esta semana é de uma grande importância para nós. Nós compreendemos que é preciso construir o gosto pela leitura ainda nas crianças. A literatura infantil tem um papel imprescindível na formação dos nossos leitores — avaliou Vilmaci Viana, presidente da Academia Apodiense de Letras e do Museu do Livro.


“O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação, uma vez que, ao praticar a sua leitura evoluímos e desenvolvemos nossas habilidades de raciocínio, estimulando a capacidade de interpretar, sobretudo, nos enriquece de conhecimento que é o maior tesouro da vida”, enumerou a vice-prefeita Hortência Regalado.


“Ter contato com obras de diferente estilo é fundamental, pois, nos remete a um mundo até então desconhecido que nos leva a divertir, imaginar e conhecer outras culturas, por isso que, é importante não deixar essa hegemonia se extinguir com o mundo informatizado dos tempos de hoje. A atual gestão continua com este propósito de estimular eventos como este da Semana Municipal da Leitura”, comentou o prefeito Alan Silveira.


O evento, que ocorre de 3 a 7/9 tem por objetivo estimular a prática do estudo e da literatura por meio de diversas ações como palestras, exposições temáticas, e outras atividades ocorridas nas escolas municipais e bibliotecas da cidade de Apodi, e ainda a expansão do importante projeto Casebre Literário.


Representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, associações e sindicatos estiveram presentes no evento. Além de Professores, educadores e estudantes das escolas de todas as regiões da cidade de Apodi. O destaque ficou por conta da presença de muitas crianças!


Estudantes apaixonados por literatura, como a criança Anne Sofia Viana de Lima, de 8 anos, aluna da 3º ano (ensino fundamental) de uma escola privada, foi a homenageada da noite. A escritora infantil lançou seu primeiro livro de literatura Infantil, "APODI DOS ÍNDIOS TAPUIAS PAIACUS".

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: