sábado, 19 de janeiro de 2019

SESI inaugura unidade da Indústria do Conhecimento no município de Apodi/RN


O SESI-RN em parceria com a Prefeitura Municipal inauguraram nesta sexta-feira (18), a unidade da Indústria do Conhecimento, em Apodi/RN, região do Médio Oeste potiguar. A solenidade contou com as presenças do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, e do prefeito de Apodi, Alan Jefferson da Silveira Pinto, entre outras autoridades e sociedade civil.


A biblioteca leva o nome “Indústria do Conhecimento Doutora Marise Maia Holanda de Melo”, médica e educadora de amplo trabalho prestado ao município de Apodi, e esposa in-memoriam, do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo. Esta foi a 28ª Indústria do Conhecimento aberta pelo Sistema FIERN no Rio Grande do Norte.


O prefeito de Apodi Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado entregaram, na tarde desta sexta-feira (18), a 15ª obra de sua gestão. A Biblioteca Indústria do Conhecimento Drª Marise Maia Holanda Melo foi construída através de uma parceria com a FIERN e SESI. O novo equipamento funcionará durante a manhã, tarde e noite para que toda a comunidade possa ter acesso à leitura, educação e internet.


"Além da biblioteca, que é uma grande obra, estamos entregando também a revitalização da Praça Júlio Marinho, que está muito mais bonita e aconchegante", destacou Alan Silveira.

A primeira Indústria do Conhecimento do RN foi inaugurada na empresa Coteminas. Desde então, foram entregues, em uma parceria do SESI-RN com as prefeituras, unidades deste programa nos municípios de Assú, Macaíba, Mossoró, Martins, Macau, Serra Negra do Norte, Jardim do Seridó, São Gonçalo do Amarante, Campo Grande, Santo Antônio, Almino Afonso, Acari, São José do Seridó, Jundiá, Caicó, São João do Sabugi, Taipu Natal/Bairro das Rocas, João Câmara, Pedro Avelino, Itajá, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, e Frutuoso Gomes.


Em nove anos, foram investidos, na instalação dessas unidades, R$ 11 milhões. Na Indústria do Conhecimento  inaugurada em Frutuoso Gomes, no último dia 20, foram investidos R$ 400,5 mil.

As estatísticas do SESI-RN mostram que, entre 2009 e 2018, foram 1.258.380 atendimentos a trabalhadores, dependentes e comunidade na Indústria do Conhecimento, no Rio Grande do Norte. Entre janeiro a dezembro de 2018, foram 320.337 atendimentos.



Nos locais onde funciona o programa Indústria do Conhecimento são desenvolvidos projetos pedagógicos como Maleta Fantástica, Poesia a Gosto na Praça, Tarde Literária, Trabalhando as Diferenças e Alimentação Saudável. Além disso, há um acordo de cooperação entre o SESI–RN e o SEBRAE/RN para oferecer, nestas instalações, cursos à distância, palestras técnicas e oficinas.

As bibliotecas “SESI Indústria do Conhecimento” são espaços multimídia instalados em municípios ou indústrias, dispondo de materiais educativos, livros, gibis, jornais, revistas, periódicos locais e de circulação nacional, DVDteca, CDteca e Gibiteca, laboratório de informática com computadores conectados à Internet, espaço para leitura, contação de história, pesquisa e estudo, tendo como objetivo promover a inclusão digital e o acesso dos trabalhadores das indústrias e das comunidades do entorno à informação e ao conhecimento.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: