quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Eleições para diretoria de escolas municipais ocorreram nesta quinta

Pais de alunos votaram na Escola 12 de Outubro, em Apodi. (Foto: Ascom Semed)
As eleições para os cargos de Diretor e Vice-diretor das escolas da rede municipal de Educação estão acontecendo nesta quinta-feira (28), em duas escolas da cidade. O processo ocorre a cada dois anos desde 2013, quando foi implantada a Política de Gestão Democrática, tendo ocorrido a primeira eleição direta em 2014.

Segundo Flávia Silveira, membro da Comissão Eleitoral Central, que gerencia e fiscaliza o processo nas escolas, as eleições são importantes não só para a escola como também para os eleitores – pais, alunos, professores e funcionários.
 
Representantes da Secretaria de Educação acompanharam as votações. (Foto: Ascom Semed)
“Em Apodi, representa um grande avanço o direito da comunidade escolar escolher seu próprio diretor. Essa participação de todos é extremamente importante para fortalecer a democracia nas escolas da rede de ensino, no caso as escolas 12 de Outubro e Lindaura Silva”, frisou.

Além da lei municipal nº 890/2013, que regulamenta de forma geral as eleições diretas para a diretoria escolar, publica-se o edital com as exigências necessárias para um processo eleitoral com os principais requisitos para uma candidatura, de acordo com a Política de Gestão Democrática.

Comissão Eleitoral da Escola Lindaura Silva. (Foto: Ascom Semed)
“Enquanto Comissão, nós seguimos exatamente o que a lei nos permitia fazer, deferindo algumas chapas e indeferindo outras, sempre dentro dos critérios legais. O processo ocorreu de maneira normal e a equipe trabalhou com muito afinco e dedicação para que tudo ocorresse da melhor maneira possível”, afirmou Juvanci Gomes, presidente da Comissão Eleitoral Central.

Nenhum comentário: