segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher estacionará em Apodi

Em parceria com a Prefeitura de Apodi, a Unidade Móvel do SESC Saúde Mulher estacionará na cidade no próximo mês, com a realização de mamografias e preventivos, como também ações educativas. A carreta estará funcionando na praça Dom José Freire

A unidade móvel do SESC virá para Apodi em fevereiro. Espera-se realizar em média 64 exames por dia. A unidade funcionará a partir do dia 12 de fevereiro, na praça Dom José Freire e permanecerá em torno de dois meses na cidade, realizando mamografias de mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e preventivos de mulheres de 25 a 64 anos.

As mulheres interessadas nos serviços prestados pela Unidade Móvel devem levar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS à unidade básica de saúde mais próxima, ou procurar seu agente de saúde para que sejam agendados esses procedimentos o mais rápido possível. Além dos exames, a unidade também realiza ações educativas, como orientações e palestras sobre os cuidados necessários e alertas aos sintomas de doenças.

Estima-se que serão realizados 1100 mamografias, 1100 preventivos e mais de 2100 ações educativas.

A mamografia é um exame de detecção por imagem para identifica alguma anormalidade na mama ou algum nódulo que não seja percebido no exame de toque. Pode ser feito em mulheres de 50 a 69 anos. Já a detecção de colo de útero é feita através do exame papanicolau, por mulheres que possuam vida sexual ativa com idade entre 25 e 64 anos.

Para realizar os atendimentos, a equipe conta com um caminhão dividido em Consultório para realização de exames do citopatológico (preventivo); Sala de mamografia (espaço composto de mamografia digital, estação de trabalho e negatoscópio); Banheiro; Tenda externa com espaço multimídia para ações educativas e possui funcionamento de recepção e sala de espera.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: