quinta-feira, 16 de maio de 2019

Dionízio do Apodi apresenta o projeto Teatro Além das Mãos em São Paulo e Rio de Janeiro


Bom dia, gente amiga!

Ontem tive a reunião mais linda que já participei, aqui em São Paulo, no Itaú Cultural. Há dois meses que tínhamos uma conversa marcada para apresentarmos o projeto Teatro Além das Mãos, que realizamos em Apodi, com o grupo de teatro dos surdos. E assim fizemos.

Para a coordenação de programação e inclusão do Itaú Cultural, apresentamos um vídeo de 10 minutos com uma espécie de documentário narrando o nosso projeto do Teatro Além das Mãos, desde sua origem até a circulação com o espetáculo pelas comunidades rurais de Apodi, com o patrocínio da Prefeitura de Apodi, através da Secretaria de Assistência Social.

De repente estávamos ali, no décimo primeiro andar do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, apresentando um vídeo de Apodi, com tanta gente boa do projeto, que havia ficado no Nordeste mas estava ali tão bem representada por Atílio Alves, um dos nossos surdos, que trouxemos para ter uma grande experiência aqui conosco. Ele não segurou as lágrimas e começou a chorar no meio da reunião. Olho para o outro lado e vejo Renata Soraya vermelha com os olhos cheios d’água também. No meio da minha fala me emocionei com os dois, aí lá vem Luciana também, e a emoção tomou toda a sala. Nosso projeto do Teatro Além das Mãos mexeu forte com todos na reunião.

Edinho Poesia, do Itaú Cultural, surdo, ficou emocionadíssimo e deu um depoimento lindo sobre a necessidade de trabalhos como esse de Apodi. Iniciamos um grande encontro com o Itaú Cultural, que deve render frutos em breve. Há interesse do Itaú Cultural e nosso também. Acredito em projetos que não têm compromisso com a pressa mas com seu próprio tempo, que sejam profundos, pois profundidade se conquista com tempo de trabalho.


O Itaú Cultural é a maior referência inclusiva que temos conhecimento, neste campo cultural. E trazer para São Paulo essa informação de que existem essas meninas e meninos surdos fazendo teatro em Apodi, é muito significativo. Ver Atílio feliz e cada dia crescendo mais enquanto pessoa, dando entrevistas, desenvolvendo o pensamento crítico sobre as coisas, sendo protagonista no seu viver diário é grande demais. Não tenho dúvidas que depois desses dias todos que ainda vamos passar em Sampa e depois no Rio de Janeiro, Atílio voltará outro, cheio de vontade de fazer algo por nossa Apodi. Que assim seja! Estamos altamente satisfeitos com tudo isso.

Agradecemos de coração aos coordenadores do Itaú Cultural que nos receberam, ao prefeito de Apodi Alan Silveira, incentivador e importante para a realização deste Teatro Além das Mãos; secretária Isiany Medeiros, Itamara Sena, às famílias de nossos surdos pelo grande incentivo e consciência que esse teatro é muito importante para eles; Tamires Cristina, intérprete da gente, que não esteve na reunião mas que é muito importante para que isto ocorra. Netinha Fernandes e Caubi Torres pelo apoio e torcida; e aos grandes admiradores deste projeto pela divulgação e carinho que demonstram nas ruas e redes sociais.

Nossa vida é muito corrida mas temos muito prazer com ela. Um destes prazeres é participar de algo assim, como este projeto Além das Mãos.

Abraços e excelente quinta-feira!
Dionízio do Apodi

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Um comentário:

Unknown disse...

Parabens e muito sucesso