segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O que vai mudar na legislação para as eleições de 2020

Em 2017, o Congresso Nacional aprovou a minirreforma eleitoral que trouxe algumas mudanças na legislação vigente, fazendo com que muitos políticos, pré-candidatos e partidos tenham atenção redobrada nas modificações que impactarão diretamente as eleições de 2020. Conhecer as leis que regulamentam todo o processo eleitoral deveria ser uma obrigação para todos que,  de alguma maneira, estejam envolvidos com campanhas políticas.

Apesar terem sido consideradas tímidas, as mudanças influenciarão os rumos da próxima eleição, principalmente devido a Emenda Constitucional n° 97/2017, que definiu o fim das coligações proporcionais a partir de 2020.

O que muda nas eleições de 2020?

Todo mundo quer saber qual será a diferença entre as eleições de 2020 e as anteriores. Afinal, já estamos perto da largada e ninguém quer começar pisando na bola.

Além do fim das coligações proporcionais, questões como uso do fundo partidário e tempo de domicílio eleitoral dos candidatos também sofreram alterações.

Pautas relacionadas à legislação eleitoral que sempre estão em alta, como o uso do número de campanha fora do período oficial e utilização do slogan durante a pré-campanha também entram na lista de preocupações de quem vai fazer campanha nas próximas eleições.

Por Marcelo Vitorino


Nenhum comentário: