sábado, 10 de agosto de 2019

Região de cavernas no RN recebe visita técnica da secretária de turismo


Nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, a secretária de Turismo, Aninha Costa, e a subsecretária da pasta, Solange Portela, realizaram nas cidades de Mossoró, Baraúna e Felipe Guerra visitas técnicas ao complexo espeleológico (cavernas) da região.

Pela primeira vez um secretário de Turismo do estado teve a oportunidade de vivenciar a experiência e assim obter informações sobre a real capacidade desses locais na promoção de turismo ecológico, de aventura e de base comunitária.

Na quinta-feira (8), foi visitado o Parque Nacional da Furna Feia. Com 8.494 hectares, o parque abrange áreas dos municípios de Mossoró e Baraúna e tem sua base administrativa em Mossoró. A visita foi acompanhada pelo analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - que faz a gestão da área - e chefe do parque, Leonardo Brasil, e pelos técnicos Lúcia Guaraldo e Carlos Cardoso. O assessor Tércio Pereira, do mandato do senador Jean-Paul Prates também fez parte da comitiva.

Com o objetivo de preservação da área ecológica da região e da biodiversidade associada. O parque também tem potencial para desenvolver atividades voltadas para educação ambiental e turismo ecológico e de aventura.

"A visita nos proporcionou o entendimento das necessidades imediatas de infraestrutura e o debate com os gestores sobre a forma de realizar um turismo sustentável, que agregue a comunidade local, gerando emprego e renda para essas pessoas", declarou a secretária, Aninha Costa.
]
Já na sexta-feira (9), foi a vez de visitar a caverna do Crote, no lajedo do Rosário, em Felipe Guerra. Localizado no polo turístico Serrano, a região possui mais de 300 cavernas, com uma paisagem paradisíaca.

I Seminário de Turismo de Felipe Guerra

No mesmo dia, atendendo um convite do secretário de Turismo de Felipe Guerra, a secretária acompanhou o I Seminário de Turismo da cidade. As potencialidades turísticas da região foram apresentadas, como também a inserção do geoturismo no planejamento do Projeto Rota das Cavernas.

Em sua fala, a secretária Aninha destacou o trabalho de fomento da interiorização do turismo realizado pela Setur/Emprotur, e a importância de realizar o trabalho de forma integrada entre os mais diversos setores da sociedade.

Já a subsecretária Solange Portela enfatizou a importância do trabalho dos conselhos municipais e regionais de turismo. "O trabalho dos conselhos é imprescindível na construção de práticas sustentáveis de aplicabilidade da atividade turística e em seus desdobramentos", afirmou.


Nenhum comentário: