quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Agentes de combate às endemias recebem capacitação sobre Leishmaniose Visceral


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, (25), uma capacitação para os agentes de endemias no município com o objetivo de conscientizar e prevenir a doença em animais domésticos. A importância desta capacitação está em preparar os agentes para informar a população como deve proceder em caso de sintomas da doença e traçar novas estratégias no município em combate a Leishmaniose.

A Leishmaniose Visceral era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de caráter eminentemente rural. Mas recentemente, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou um crescente problema de saúde pública do país, sendo uma endemia em franca expansão geográfica. É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

"Essa capacitação tem como finalidade a reativação do programa de calazar", comentou Sabino Neto, secretário de Saúde.

Vamos nos unir e cada um fazer a sua parte combatendo este mal, pois com a ajuda de todos podemos acabar com a Leishmaniose Visceral em nosso município.

Nenhum comentário: