segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Saúde: Prefeitura dispõe de estoque normal da vacina contra sarampo


O Centro de Saúde de Apodi já dispõe de vacinas contra o sarampo para o público alvo de crianças de 6 a 11 meses. A imunização está disponível em duas versões, sendo a tríplice-viral, que protege contra três doenças causadas por vírus: sarampo, caxumba e rubéola, e a Tetra Viral, que protege ainda da catapora. A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Liégia Morais, alerta que a vacinação é uma forma de prevenção, uma vez que, o Rio Grande do Norte registrou uma notificação após surto da doença.

Há duas semanas, o município dispõe das vacinas contra o sarampo. Quem ainda não foi imunizado pode comparecer ao Centro de Saúde para receber uma ou duas doses da vacina, dependendo da necessidade, no horário de atendimento das 7 às 11 e das 14 às 17 horas.

O público-alvo da vacina são crianças, adolescentes e adultos. Liégia Morais destaca que a criança toma a primeira dose que é tríplice viral com 12 meses de idade e a segunda dose aos 15 meses. Já o adolescente, de 10 a 19 anos, se não tiver tomado nenhuma dose nessa faixa etária deve tomar as duas doses da vacina. Os adultos de 20 a 29 anos também tomam duas doses da vacina, de 30 a 49 anos somente uma dose é necessária para imunização. Para os casos de adolescentes e adultos que tomam as duas doses, deve ser respeitado intervalo de 30 dias.

Conforme ainda a coordenadora da Atenção Básica, a secretaria de Saúde não registrou nenhuma queixa de sintoma de dor ou qualquer outra reação após a imunização.

Nenhum comentário: