sexta-feira, 20 de março de 2020

Paróquia de Apodi emite nota sobre o Coronavírus


Diocese de Santa Luzia de Mossoró
Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São João Batista de Apodi/RN

Aos queridos fiéis católicos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São João Batista de Apodi, saudações e afetuosa benção no Senhor Jesus!

Ficar em casa é o maior gesto de amor por você e pelo seu próximo. Este é o principal apelo que os padres da Igreja Católica de Apodi fazem a todos os seus paroquianos, a fim de colaborar com a redução do número de pessoas afetadas pelo Coronavírus.

Todavia, ficar em casa em tempo de internet não é sinônimo de isolamento social. Todo mundo pode continuar se socializando, estudando, rezando e se informando com os seus familiares e amigos, como também, com os seus grupos, pastorais, movimentos e comunidades eclesiais, através das mídias digitais.

Em consonância com as orientações já feitas pelas autoridades civis e eclesiásticas, frente à pandemia do Coronavírus, os padres da Igreja Católica de Apodi, Pe. Chagas e Pe. Talvacy, apresentam as seguintes orientações:

1. Na Igreja Matriz de Apodi, os padres, durante a semana, realizarão três momentos celebrativos, sem povo, através das mídias digitais.
- Todo domingo, às 8 da manhã, celebração da Santa Missa;
- Toda quarta, 19h, missa-novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;
- Toda quinta-feira, 19h, momento de louvou e adoração eucarística.

2. Você que é ministro da palavra ou articulador de alguma comunidade ou qualquer outro grupo da paróquia, pode continuar realizando da sua casa ou da sua capela, por meio do Facebook, WhatsApp ou outras redes sociais, sua celebração, formação, seu estudo bíblico, recitação do terço, e diversas outras atividades. Além de fazer a transmissão ao vivo pelo Facebook da sua comunidade ou na sua própria página, você pode também enviar áudios e/ou vídeos pelos grupos de WhatsApp da paróquia. Nos encontros e orações feitas pelas redes digitais nas capelas e centros pastorais, sugerimos que façam com as portas fechadas, não ultrapassando o número de três pessoas.

3. Lembramos que você pode continuar enviando suas intenções de missa, pelos vivos e falecidos. Para que a sua intenção seja lida pelo padre no início da missa, você deve trazer suas intenções para a secretaria da paróquia, durante a semana, no horário das 8 ao meio dia. No dia da missa, você, da sua casa, pode acompanhar a leitura da sua intenção, tanto pelo rádio, como pelo Facebook da paróquia.

4. Reforçamos que, assim como as missas abertas ao público, também foram cancelados os demais sacramentos (batizados, casamentos, confissões, unção dos enfermos). Abriremos exceção para solicitações de extrema necessidade, no que diz respeito aos sacramentos do batismo, confissão individual e unção dos enfermos.

As orientações acima entram em vigor na data de 20 de março de 2020 e serão válidas por tempo indeterminado. Os encontros, assembleias e sacramentos agendados (missas, casamento, batizado) serão todos remarcados para o período autorizado pelas autoridades eclesiásticas.

Que Nossa Senhora da Conceição e São João Batista nos dê serenidade e saúde neste tempo de graça e conversão rumo à vitória da Páscoa.

Fraternalmente em Cristo Jesus,

Padre Francisco das Chagas Costa
Pároco

Padre Talvacy Chaves de Freitas
Vigário

Nenhum comentário: