quinta-feira, 7 de maio de 2020

60% dos pacientes de COVID-19 em Apodi já estão curados

Apodi é referência no Estado no tratamento do COVID-19. Mais da metade dos pacientes testados positivos já estão curados, todos assistidos pela equipe médica do município

Até a divulgação do último boletim epidemiológico foram notificados 244 casos em Apodi, sendo 25 suspeitos (10,3%), 174 descartados (71,3%), e 45 confirmados (18,4%). Dos pacientes confirmados 27 estão curados (60%), 17 em tratamento (37,8%) e tivemos 1 óbito (2,2%). O aumento de notificados é devido aos 100 testes rápidos que a Prefeitura adquiriu, além da parceria com a UFRN, a qual realiza mais 20 exames por dia, ou seja, 100 exames por semana.


Os exames são feitos nos pacientes sintomáticos com problemas respiratórios, profissionais da linha de frente da saúde e segurança, idosos sintomáticos e pessoas que tiveram contato com pacientes positivos para COVID-19.

Com essa demanda de testes, o município providenciou uma equipe que atua realizando um grande trabalho de monitoramento.

O chefe do executivo destaca as ações realizadas no constante trabalho de luta contra a propagação do vírus e o empenho de toda a gestão nesta batalha.


Foi montada uma força tarefa de prevenção e medidas para o combate ao novo Coronavírus, como:
  • Criação do Comitê de Gestão de Enfrentamento ao Coronavírus;
  • Abertura de uma nova Unidade Básica de Saúde que abrange a região da Chapada do Apodi;
  • Atendimento médico em escala de plantão na semana e nos finais de semana no Centro de Saúde;
  • Monitoramento diário da equipe da Vigilância Sanitária;
  • Desinfecção nos locais públicos e bairros;
  • Campanhas de conscientização para todos os públicos no rádio, internet e nas ruas;
  • Criação do Ronda Quarentena; Ronda de Dispersão; Alô saúde; Disk Caps; Proteja Apodi (Distribuição de Máscaras); Barreiras Sanitárias;
  • Realização de testes com acompanhamento e orientações médicas e ainda, a organização com medidas protetivas para o funcionamento da Feira Livre e organização na fila da Caixa Econômica Federal para recebimento do auxílio emergencial.

"Estamos confiantes de que vamos sair dessa pandemia da melhor forma possível, com o apoio e a colaboração de todos", relatou o gestor municipal, Alan Silveira.


Nenhum comentário: