sexta-feira, 12 de março de 2021

Dia do Ouvidor: TCE vai debater transparência, controle social e tecnologia em evento virtual

O Dia Nacional do Ouvidor, celebrado em 16 de março, será marcado no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) pela realização do webinário “Ouvidorias e Interação Social: Auditoria Governamental, Inovação tecnológica e Transparência a Serviço da Sociedade”, a partir das 14h30, na próxima terça-feira (16/03), em ambiente virtual. O evento é direcionado a membros e servidores do TCE, jurisdicionados, estudantes, servidores públicos e a sociedade em geral.

As inscrições podem ser realizadas pelo link http://www.tce.rn.gov.br/EscolaContas/Inscricoes

O webinário será aberto pelo presidente do TCE, conselheiro Paulo Roberto Alves, e o conselheiro-ouvidor, Tarcísio Costa. Serão apresentadas as palestras “Tecnologia e Inovação em Ouvidoria”, a cargo do professor e ouvidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Elias Jacob de Menezes Neto, e “Controle social e auditoria governamental: transparência das ações de fiscalização e ouvidorias como instrumento de interação”, ministrada pela professora da UFRN e auditora de Controle Externo do TCE, Anne Emília Costa Carvalho.

O encontro tem como proposta ampliar a compreensão da sociedade acerca do papel das ouvidorias para o controle social. Perfil relativamente novo na sociedade, o ouvidor se caracteriza como o profissional que busca estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados. Além do papel de intermediário, sua ação colabora na formação e aperfeiçoamento de ferramentas de gestão, com foco na melhoria dos processos, produtos e serviços.

Ouvidoria Day

No mesmo dia, pela manhã, o conselheiro do TCE-RN e presidente do Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social do IRB, Antônio Gilberto de Oliveira Jales, participará da “Ouvidoria Day”, evento promovido pela Corte de Contas do Espírito Santo. O encontro 100% virtual será transmitido através do site www.tcees.tc.br/ECPaovivo. Jales fará a última palestra da programação, abordando o tema “Importância das Ouvidorias para o Controle Social da Administração Pública”.

Nenhum comentário: