sábado, 1 de junho de 2019

IBGE: Brasil tem desemprego de 12,5%

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,5% no trimestre encerrado em abril, atingindo 13,2 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 31. Trata-se de um leve recuo ante a taxa de 12,7% registrada no trimestre encerrado em março.

Apesar do recuo do desemprego, a população chamada de subutilizada, que reúne os desempregados, aqueles que estão subocupados (menos de 40 horas semanais trabalhadas), os desalentados (que desistiram de procurar emprego) e os que poderiam estar ocupados, mas não trabalham por motivos diversos, atingiu 28,4 milhões, número recorde da série histórica iniciada em 2012.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


CDP de Apodi recebe visita de agentes penitenciários do Estado do Ceará

Eles vieram conhecer o Projeto Varrendo a Violência Empregando a Paz feito na unidade

O Centro de Detenção Provisória de Apodi recebeu nesta sexta-feira (31), a visita de agentes penitenciários da Cadeia Pública de Tabuleiro do Norte, do Estado do Ceará, para conhecimento do projeto Varrendo a Violência e Empregando a Paz, idealizado pelo diretor da unidade, Márcio Morais.

Na oportunidade, os agentes penitenciários do Ceará, visitaram a fábrica de vassoura existente na unidade prisional e tiveram a chance de ver como elas são desenvolvidas.

O projeto de ressocialização e preservação do meio ambiente tem atraído a atenção do Sistema Carcerário de outros Estados do Brasil e também de várias instituições que acreditam na importância do trabalho realizado no CDP.

De acordo com o diretor da unidade, o projeto é um forte aliado do meio ambiente, do qual já retirou aproximadamente 300 mil garrafas pet. Também dá a oportunidade dos seis internos que trabalham no projeto, ganharem remição de pena de um dia, após três dias trabalhados. “É um trabalho fantástico!”, comemora.

Márcio Morais ainda ressalta o reconhecimento do projeto idealizado por ele. “Fico feliz que nosso trabalho está sendo reconhecido e tem atraído também a atenção de agentes penitenciários de outros Estados”, disse o diretor da unidade prisional.

Participaram da comitiva de agentes penitenciários da Cadeia do Ceará: Marcelo Morais Marinho, Rodolfo Arraies e Romildo Almeida. Eles levaram o modelo do projeto para ser implantada na unidade prisional em que trabalham.

O CDP de Apodi é referência para o Sistema Prisional do Estado do Rio Grande do Norte e que trabalho, educação, saúde e transformação faz parte das diretrizes traçadas pelo atual gestão do secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) Pedro Florêncio Filho.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Ministro tropeça no português, mais uma vez

Alguns ministros deste governo têm saudades da ditadura. Outros pensam que o país ainda vive sob o arbítrio.

Ontem Abraham Weintraub estimulou pais de alunos a dedurarem professores que foram às manifestações.

Mais cedo, ele voltou a tropeçar no português no vídeo do guarda-chuva.

Se ainda fosse estudante, o ministro teria dificuldade para passar no Enem. (Bernardo Mello Franco - O Globo)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


CDP de Apodi realiza doação de vassouras criadas por internos da unidade para Escola do município


O diretor do Centro de Detenção Provisória de Apodi, Márcio Morais realizou, nesta quarta-feira (29), a doação das vassouras criadas com garrafas pet, por meio do Projeto Varrendo a Violência Empregando a Paz, para a Escola Estadual Professora Zenilda Gama.

De acordo com o diretor da unidade, a escola faz parceria com o projeto, na entrega dos materiais para o desenvolvimento das vassouras. "É justo fazer as doações das vassouras para a limpeza dessa unidade de ensino. Elas foram entregues na data de hoje, ao diretor da escola Isauro Camilo", comentou Márcio Morais.

O projeto é um forte aliado do meio ambiente, do qual já foi retirado aproximadamente 300 mil garrafas pet. O trabalho está sendo realizado por seis internos, que ganham remição de pena de um dia, após três dias trabalhados.

Vale ressaltar que o CDP de Apodi é referência para o Sistema Prisional do Rio Grande do Norte e que o trabalho faz parte das diretrizes traçadas pela gestão do atual secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Pedro Florêncio Filho, que visa melhorias na ressocialização dentro das unidades prisionais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Programa Prefeitura Mais Perto é sucesso absoluto no distrito de Soledade


O lançamento do programa Prefeitura Mais Perto está sendo o maior sucesso. O distrito de Soledade e toda região da Chapada está sendo contemplada com ofertas de vários serviços nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, atendimento do Prefeito Alan Silveira e muito mais.


Os atendimentos e procedimentos continuam durante à tarde desta sexta-feira (31). E no encerramento do programa haverá a grande inauguração do Ginásio Poliesportivo, que será entregue à comunidade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Os bastidores da política de Apodi

Apodi pode ter um número recorde de candidatos na disputa por uma vaga na Câmara Municipal, o que movimenta ainda mais os bastidores da política local. Nesse momento, as conversas estão a todo vapor, principalmente no tocante a formações de nominatas.

Alguns dos atuais vereadores sabem que será difícil renovar o mandato, a ordem agora é a renovação dos assentos no poder legislativo. Muitos terão dificuldades de fechar uma boa nominata com 20 nomes. Outra situação que poderá acontecer é de adversários históricos no passado caminhar lado a lado em 2020.

Comenta-se que a conjuntura partidária já está se mobilizando... Afinal, a política se traduz essencialmente na permanente luta pela conquista do poder. 

Nota do blog: Jornalismo é a atividade que consiste em lidar com notícias, dados e divulgação de informações. E é isso o que o Blog ApoDiário faz.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Maturidade política

É por demais importante a função específica de um vereador. Principalmente aquele que contribui para o crescimento e engrandecimento de seu município. Numa casa legislativa temos duas bancadas: oposição e situação. A primeira, fiscaliza sobretudo, os atos do executivo e, a outra, dá sustentação ao prefeito e garante a governabilidade.

Naturalmente sempre haverá divergências partidárias e embates no campo das ideias. A oposição tem que cumprir seu papel, mas que faça com a responsabilidade de não comprometer projetos que visam beneficiar à sociedade. As pessoas precisam entender que um vereador não tem a capacidade de executar obras e, sim, de fazer indicação ao prefeito concernente a benfeitorias nos setores da cidade e na zona rural.

Todo edil é uma pessoa pública e suas ações estão sujeitas a julgamento e críticas, precisam ter maturidade política e saber recebê-las com serenidade quando acontecerem. Não precisam se exasperar e nem serem truculentos ao dar uma resposta a um eleitor. Vereador consciente sabe que é um empregado do povo e deve representá-lo com honradez e integridade de quem quer fazer o melhor possível para corresponder.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Mercado já dá 2019 como perdido após queda do PIB no 1º trimestre

Feliz 2020, porque 2019 já era. Esse é o espírito do mercado financeiro após a divulgação do PIB do primeiro trimestre: queda de 0,2%. Foi o primeiro resultado negativo trimestral desde o quarto trimestre de 2016 (-0,6%). Em relação ao primeiro trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,5%. Os dados, divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram a fraqueza da economia nos três primeiros meses de governo Bolsonaro.

No acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2019, houve alta de 0,9%. Em valores atuais, o PIB no 1º trimestre deste ano totalizou R$ 1,714 trilhão. Analistas dizem que o governo tem de tomar medidas urgentes para recuperar a economia, mas isso só deve acontecer em 2020, porque em 2019 a situação não deve melhorar. O emprego, por exemplo, pode ficar pior do que em 2018. Há fatores globais e nacionais para esse diagnóstico.

No ambiente doméstico, dificuldades na articulação política com o Congresso e na consolidação de uma base de apoio coesa contribuem para que medidas econômicas como a reforma da Previdência avancem com dificuldade.

O emprego não melhora, e a economia não decola. Por outro lado, eventos externos como a crise econômica na Argentina e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China influenciaram no cenário.

Alexandre Gimenez, do UOL

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Túnel do Tempo (parte 158). “Lá se vão…”

Clique na imagem para ampliar!

Hoje é quinta-feira, dia do Quadro Túnel do Tempo!

Esta foto que estou postando hoje certamente que não encontrará facilidade de ser identificada pelas gerações atuais. É uma foto de 1976, tirada nas dependências do Balneário da lagoa do Apodi (Fundevap). Ela remonta ao ano de 1976, festa promovida pela rádio Rural de Mossoró, sob o comando do correspondente Luiz de Castro.

Participe e ajude o Quadro Túnel do Tempo para próxima quinta-feira, enviando seu retrato pelo WhatsApp (84) 99451-0465 ou e-mail: jdapodiario@hotmail.com

Foto enviada pelo leitor Luiz de Castro.

Governo não faz repasse do transporte escolar e pode prejudicar os alunos


O prefeito de Apodi, Alan Silveira vem a público para conhecimento de todos e ao mesmo tempo cobrar uma solução urgente do Governo do Estado sobre o repasse dos recursos para transporte escolar.

De acordo com informações obtidas pelo Blog, este ano não consta nenhum repasse para prefeitura de Apodi, mesmo terem formalizado o convênio. No último dia 25 de maio completou 3 meses do convênio da Prefeitura com o Governo do Estado para o transporte escolar da rede estadual e nada do governo repassar o dinheiro. “Esperamos uma resposta do Governo do Estado, pois o município não tem como manter esta despesa sozinho”, disse Alan Silveira, prefeito municipal.

De acordo com Alan, a situação do município se agrava a cada dia por conta do atraso nos repasses. “O município já enfrenta diversos problemas com as constantes quedas de receitas, tem agora que arcar com mais essa responsabilidade que é do Governo do Estado. É preciso mais atenção aos problemas do Rio Grande do Norte, principalmente, quando afeta um setor importante como o da educação”, afirmou.

Alan revelou ainda que o transporte escolar estadual custa R$ 103 mil por mês. Sendo uma parte do valor do estado e a outra do município. O primeiro mês o município pagou 100%.

No ano de 2016 infelizmente não foi realizado o convênio prejudicando diversos alunos do estado. Com a atual administração, o município vem realizando o convênio desde o ano de 2017. “Mesmo o recurso não dando para manter, a gestão municipal vem dando sua contrapartida. Dia 25 completou 3 meses que não tem o repasse. Isso pode prejudicar o transporte dos alunos da rede estadual”, finalizou o chefe do Executivo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura e AGN/RN discutem fortalecimento do microcrédito empreendedor


O prefeito Alan Silveira participou, na noite dessa quarta-feira (29), do lançamento do Programa Microcrédito do Empreendedor - PME do Governo do Estado, pela coordenação da SETHAS. Estiveram presentes o presidente da CDL de Apodi, Givanildo Batista, o representante do programa, João Bosco Medeiros, o representante do Sebrae, Franco Marinho Ramos, o agente de desenvolvimento, Júnior Morais, os secretários municipais Railton Diógenes e Valdenia Morais, além da população e pequenos empreendedores.


"O programa é uma estratégia de desenvolvimento econômico/social para apoiar os empreendedores do RN, que trabalham por conta própria, que tenham seu próprio negócio ou experiência em determinado setor. Essa é mais uma parceria para o incentivo ao comércio local. Para qualquer informação, procurar a CDL de Apodi", falou Alan.


Entre as principais vantagens do Microcrédito Empreendedor estão as taxas de juros do empréstimo que são de 1,5% ou 1,7% ao mês, o prazo de até 24 meses para quitar o financiamento e os descontos de 100% dos juros para os empreendedores que pagarem as parcelas com pontualidade. Bosco Medeiros destacou que é de fundamental importância a participação da Prefeitura para o êxito da iniciativa. “O papel da Prefeitura é essencial para acolher o interessado no microcrédito e encaminhar as providências”, disse.


O programa tem como objetivo apoiar o empreendedor através de ações integradas, voltadas para geração de ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da economia Ele explicou que, por ora, a AGN/RN está priorizando a renovação cadastral de quem já participa do programa e pretende renová-lo. Com referência à concessão de novos financiamentos, declarou que tudo ainda depende das diretrizes que serão fixadas pela nova gestão estadual. A Agência possui aproximadamente 18 mil clientes em todo o estado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Estudantes retomam protestos, e ministro diz que professores coagem alunos

Convocados por ao menos três entidades do movimento estudantil, estudantes de todo o país retomam nesta quinta (30) as manifestações contra os cortes na educação, sob acusação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que há "coação" por parte de professores pela participação nos atos.

E o governo Jair Bolsonaro tem pressa para aprovar um crédito suplementar de R$ 248 bilhões e garantir o pagamento de programas sociais que atendem idosos e deficientes carentes. É preciso ter o aval do Congresso para emitir títulos da dívida sem ferir a "regra de ouro".

A partir de 20 de junho, por exemplo, já faltará dinheiro para pagar aos 2 milhões de idosos de baixa renda do BPC (Benefício da Prestação Continuada). Deficientes pobres, que somam outros 2,5 milhões de atendidos pelo programa, seriam afetados a partir de julho.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Túnel do Tempo (parte 157). “Lá se vão…” Quem aparece no retrato?

Clique na imagem para ampliar!

O retrato cedido para o espaço “Túnel do Tempo” de hoje é datada do ano de 1969.

Depois, passado tanto tempo da história de Apodi. Vamos tentar identificá-los. Quem aparece no retrato?

Participe e ajude o Quadro Túnel do Tempo para próxima quinta-feira, enviando seu retrato pelo WhatsApp (84) 99451-0465 ou e-mail: jdapodiario@hotmail.com

Resposta: Dr. Alcivan Pinto então diretor do Ginásio Estadual Prof. Antonio Dantas.

Foto enviada pelo leitor Marcos Pinto.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Solange Almeida pede cerca de R$ 5 milhões da banda Aviões na Justiça

Cantora chegou a pedir bloqueio dos bens do grupo. Advogado do Aviões afirma que disponibilizará os documentos para perícia judicial
Solange Almeida saiu do Aviões após o carnaval de 2017 — Foto: Reprodução
A cantora de forró Solange Almeida entrou com uma ação na justiça, em março deste ano, contra a banda Aviões. O processo, orçado em R$5 milhões, pede valores correspondentes a cota de participação de quando ela era sócia do grupo. Segundo petição ajuizada em Vara Cível na comarca de Fortaleza, a vocalista não recebeu valores correspondentes ao patrimônio total do grupo quando saiu da banda.

Em entrevista ao G1, o advogado do Aviões informou que a empresa irá fornecer todas as provas e documentos susceptíveis a perícia judicial. Segundo Carlos Freitas, “todo sócio pode exigir uma prestação de haveres. Isso implica em se verificar se há haveres ou não em favor do sócio que se retira. No caso da Solange, ela se retirou da sociedade no início de 2017 e do próprio estatuto que formalizou a saída dela. Ficou claro que os haveres seriam discutidos em um instrumento particular próprio, à parte".

Após 14 anos como vocalista da banda Aviões, a cantora Solange Almeida saiu em fevereiro de 2017, após as apresentações do carnaval. A partir dessa data, o grupo permaneceu apenas com o cantor Xand.

Clique AQUI e continue lendo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Prefeitura investirá em academias ao ar livre


A Prefeitura de Apodi, preocupada em promover o bem-estar e incentivar a prática de exercícios físicos, vai investir na instalação de academias ao ar livre em diversas localidades do município. O prefeito de Apodi Alan Silveira, acompanhado da vice-prefeita Hortência Regalado e do secretário de Saúde Sabino Neto, receberam nesta quarta-feira (29) as novas academias que serão instaladas ao ar livre em Apodi.

O prefeito Alan Silveira, junto de sua equipe e de maneira inovadora, implantará os aparelhos em 6 localidades para que a população possa ter acesso à prática esportiva e ao lazer.

“As academias fazem parte do programa Espaço Saúde. Ao todo serão 6 academias que iremos instalar na zona urbana e rural. No mês de junho iremos começar a instalar e entregar a população. É mais incentivo para melhorar a saúde do povo apodiense”, comentou.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito Alan Silveira recepciona equipe do programa Pérolas do Apodi com café da manhã


Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito de Apodi Alan Silveira junto com a vice-prefeita Hortência Regalado receberam a equipe do programa Pérolas do Apodi com um café da manhã. Na oportunidade o presidente do CMDCA, Emerson Medeiros falou sobre a proposta do viés cultural educacional, que visa atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com oferta de monitoria de complemento pedagógico, teatro, dança, pintura, entre outras atividades artísticas.

A vice-prefeita Hortência Regalado comentou se sentir privilegiada em receber a equipe de um programa tão grandioso como o Pérolas, "as ações do projeto vem de encontro ao plano de trabalho do Selo UNICEF, estamos instalando o Busca Ativa Escolar, e essa equipe irá nos ajudar a trazer de volta os adolescentes que deixaram de frequentar a escola."

O prefeito Alan Silveira disse está feliz com a captação de recursos, "em tempos em que conseguir recurso está cada vez mais difícil, o CMDCA realizou esse grande trabalho, de junto ao ITAÚ Social e o CDCMRA, captar mais R$ 300 mil que serão convertidos em ações e assistência a nossas crianças e adolescentes, sejam bem vindos e um ótimo trabalho a todos", relatou.

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Isiany Medeiros falou de estar feliz em ver o serviço de proteção básica sendo ampliado. "Nós da assistência social lutamos constantemente para diminuir as desigualdades com a oferta de oportunidades e é isso que vejo neste projeto, desejo sucesso a equipe", disse.

Ainda na oportunidade Mayara Morgana vice-presidente do (CDCRMA) entidade executora do projeto, “agradeceu a parceria e disse que a instituição está pronta pra receber a equipe, e abraçar as ações do projeto Pérolas do Apodi”.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

UBS disponibiliza atendimento médico noturno aos trabalhadores

Unidade Básica de Saúde de Santa Rosa realizou ao todo 86 procedimentos entre consulta médica, de enfermagem, atendimento odontológico, curativos e vacinas

A Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Saúde, continua com os serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento diferenciado, a intenção é de ampliar e facilitar o acesso dos trabalhadores que, por algum motivo, não conseguem se ausentar em horário de trabalho para consultas médicas.

O objetivo é oportunizar o atendimento aos homens que trabalham durante o dia. Para isso programamos um acolhimento diferenciado para receber com alegria quem vier em busca dos serviços”, informou a enfermeira da unidade, Katiuce Duarte.


Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Liégia Morais, o projeto que é pioneiro no Estado continuará sendo oferecido no município. Ela explicou que os trabalhadores que são atendidos nas UBS dos bairros e na zona rural não precisarão agendar consultas médicas, apenas devem procurar a Unidade de Saúde que serão atendidos no momento em que chegarem, o que facilitará seus atendimentos. “Este projeto vem enriquecendo o trabalho da saúde no município e é uma boa alternativa para o trabalhador. Ele não irá mais buscar ajuda no Pronto Socorro onde os atendimentos são apenas para emergências, mas buscarão consultas nas UBS’s, locais apropriados para os problemas de saúde que não são urgentes, porém necessários, a secretaria de Saúde se preocupa em atender os pacientes da melhor forma possível e assim inovamos nosso trabalho”, destacou a coordenadora da Atenção Primária.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeitura do Apodi paga salários de maio nesta quarta (29) e quinta (30)

A Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Finanças informou na manhã de hoje que nesta quarta-feira, 29 de maio serão creditados nas contas dos servidores o salário do funcionalismo público municipal referente a maio/2019.

Segundo o secretário de Finanças, Railton Diógenes o pagamento já foi depositado no banco responsável pela folha do funcionalismo público municipal em Apodi, nesta quarta-feira (29) e na quinta-feira (30), a instituição bancária irá disponibilizar o pagamento ao servidor.

O pagamento dos servidores dentro do mês trabalhado faz parte da política de valorização e comprometimento da administração municipal com o funcionalismo publico da Prefeitura de Apodi.

Confira o calendário de pagamento.

Clique na imagem para ampliar!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Bregão da 87 de volta ao Açaí do Leão


Seu sábado a tarde não é mais o mesmo. Bregão da 87 é sucesso absoluto... e no (sábado), dia Primeiro de Junho tem mais no Açaí do Leão, vizinho ao bar Leão.

Durante o evento haverá um bingo no valor de R$ 500 com duas chamadas. E logo após o bregão tem muito forró com o Caba Véi e Amanda Costa. 

Tudo começa a partir das 14h. Totalmente grátis!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Prefeito recebe produtores rurais para debater melhorias em estradas


Na tarde desta terça-feira (28), o prefeito de Apodi, Alan Silveira, esteve reunido em seu gabinete com produtores rurais da região do Vale, em sua maioria do sítio Baixa Fechada II. Os agricultores reivindicaram soluções emergenciais referentes à manutenção das estradas rurais da região e pediram uma posição do Município para tratar da questão.

Após ouvir os participantes, Alan informou que a Prefeitura disponibilizará máquinas que serão utilizados para a realização de serviços de melhorias nas estradas. "Nosso gabinete é sempre aberto ao povo para o diálogo, discutimos com os membros melhorias para a comunidade nas estradas vicinais e abastecimento de água", destacou Alan Silveira.


“Temos cerca de 900 km de estradas rurais e temos consciência de que precisamos oferecer melhores condições aos produtores da área rural de Apodi. Faz parte do nosso planejamento aprimorar a capacidade de atendimento aos distritos, e isso inclui cuidar adequadamente e fazer uma manutenção permanente das estradas”, completou.

Participaram da reunião o secretário de Agricultura Elton Rosemberg, e o vereador Júnior Carlos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Direção Executiva do STTR de Apodi se reuniu na manhã de hoje

O STTR do Apodi não cessa em defesa da classe campesina

Na manhã desta terça-feira (28) o presidente Agnaldo Fernandes esteve reunido com a Direção Executiva do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi.

Periodicamente os camponeses e camponesas que compõem a direção do sindicato se reúnem para planejar e traçar metas da luta sindical.

Na pauta da reunião de hoje:
  • Reforma da Previdência Social;
  • Greve Geral Nacional do dia 14 de Junho;
  • Medida Provisória 871/2019;
  • Demora de respostas aos benefícios previdenciários pelo INSS.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi receberá nova ambulância do SAMU

Ação beneficia moradores de 238 municípios em 22 estados do país. Nesta gestão, já foram entregues 289 veículos do SAMU. A meta é renovar 100% da frota até o fim deste ano. Foto: Renata Momoe Tanabe / ASCOM MS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) passa a cobrir, a partir desta segunda-feira (27), 84,6% da população brasileira e a alcançar 173,8 milhões de pessoas em todo o país. O aumento é possível devido ao reforço dado pelo Ministério da Saúde com a doação de 419 novas ambulâncias, que geraram um investimento de R$ 79,5 milhões. A medida renova parte da frota que já está em funcionamento e expande o atendimento a 66 novos municípios, que passam dos atuais 3.606 para 3.672. A entrega das novas ambulâncias para gestores de várias partes do país foi feita pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante cerimônia em Sorocaba (SP).

Com a entrega das novas ambulâncias, os serviços de saúde de urgência e emergência melhoram as condições de socorro imediato nas localidades beneficiadas. Ao todo, são 238 municípios brasileiros de 22 estados que passam a contar com o reforço do SAMU 192. Dos 419 veículos, 298 são para renovação de frota e 121 ambulâncias para ampliação, expansão e implantação do serviço. A expectativa é que, até o final do ano, sejam entregues novas unidades, quando será possível renovar 100% da frota existente.

O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Petrobras informa que vai manter investimentos no Rio Grande do Norte

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, disse nesta terça-feira, 28 de maio, que a empresa investirá US$ 668 milhões (R$ 2,6 bilhões em cotação de hoje) no Rio Grande do Norte, em 2019.  Ele esteve reunido com a governadora Fátima Bezerra, o senador Jean Paul Prates (PL) e o deputado João Maia (PR), na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Castelo Branco detalhou que, apenas na parte de investimentos, o Estado receberá US$ 198 milhões (R$ 792 milhões), quase vezes mais do que foi destinado pela empresa no ano passado. “O Estado sempre foi, é, e será muito importante para a Petrobras”, disse.

Em relação à Refinaria Clara Camarão, Castelão Branco afirmou que manterá a operação e vai buscar parcerias para investimentos adicionais. Ainda está previsto a operação de três blocos marítimos na bacia potiguar, dois em parceria com a Shell e um da própria Petrobras, que vão serão trabalhados ao longo dos próximos anos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Municípios têm novo prazo para entregar Declaração Final do PAC 2

Foi reaberto nesta segunda-feira (27) o Sistema de Monitoramento do PAC (SisPAC) para que os municípios beneficiados na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) encaminhem a Declaração Final de Liberação de Encargos e regularizar sua situação junto ao governo. O novo prazo termina em 31 de julho e foi anunciado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, por meio de comunicado.

Para enviar a Declaração Final, o gestor municipal deve acessar o site do sistema no endereço http://sispac2.mda.gov.br/login, preencher os espaços em branco com CPF e senha e clicar no botão “Entrar”, quando será redirecionado, automaticamente, para a página da Declaração Final. Em seguida, basta clicar em “Download da Declaração” para salvar o arquivo no formato PDF. O documento deve ser impresso, preenchido e assinado de próprio punho, digitalizado e enviado por meio do botão “Upload da Declaração”, também localizado na tela inicial.

A iniciativa visa a liberação dos encargos assumidos pelos municípios no Termo de Doação. Após a entrega da Declaração Final e posterior publicação de Portaria no Diário Oficial da União homologando o ato, os bens passam, definitivamente, para o patrimônio municipal. Canais de informações foram disponibilizados para a auxiliar os gestores, por meio dos telefones (61) 2020-0653 e (61) 2020-0853 ou pelo endereço eletrônico pac2sispac@gmail.com.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


2020: Lula começa a articular alianças

De olho nas eleições do ano que vem

Em reunião com dirigentes do PDT e do PSB na semana passada, o ex-presidente Lula falou sobre a construção de uma rede de esquerda de oposição a Bolsonaro, mas também iniciou conversas sobre alianças com o PT nas capitais, já de olho nas eleições de 2020.

PT deve apresentar um pacote de projetos para combater o desemprego, alavancar o consumo e ampliar a arrecadação. Algumas das propostas já foram protocoladas no Congresso por deputados e senadores do partido e serão apenas reempacotadas.

Olho por olho A iniciativa está dentro da nova diretriz da legenda de formular propostas para se contrapor às políticas de Bolsonaro.  (Daniela Lima – FSP)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

[informe publicitário] Luciano Ótica - veja a vida ainda melhor


Na Luciano Ótica beleza e saúde andam juntas, visite agora mesmo e tenha um atendimento exclusivo.

Toda criança tem direito de enxergar o mundo mais bonito. Pensando nisso, a Luciano Ótica está com 50% de desconto em toda linha infantil Disney pooh carros.


Lindas armações de R$ 240,00 por apenas R$ 89,00.

Médico oftalmologista todos os sábados na Luciano Ótica.

Não perca tempo! Passe já na Luciano Ótica e garanta o melhor produto pelo menor preço.

Mantendo a tradição, Marcos Morais anuncia o 4° Arraiá da Alegria


Mantendo a tradição festiva junina, o comunicador Marcos Morais confirmou a realização do ‘4° Arraiá da Alegria’, do bairro Bacurau I, evento idealizado pela MM Empreendimentos.

Então agende aí. Sábado Primeiro de Junho com animação do Forró da Mídia, Bonde do Stylo e Max Lima e banda. Ainda terá comidas típicas e apresentações.

Totalmente grátis. Vai ser danado de bão!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Prefeitura inaugurará Ginásio de Esportes no distrito de Soledade

Investir cada vez mais em melhorias na educação e no esporte. Com essa proposta, a Prefeitura de Apodi entregará na próxima sexta-feira (31) o ginásio poliesportivo do distrito de Soledade

O distrito de Soledade, na zona rural de Apodi, vai comemorar a inauguração de um ginásio de esportes, uma importante obra para o fortalecimento de atividades educacionais e esportivas da localidade.


A nova quadra, localizada próximo ao Museu de Soledade, possui cobertura metálica, banheiros e arquibancadas. O novo espaço esportivo abrangerá diversas comunidades da Chapada do Apodi.

A solenidade de inauguração acontecerá na próxima sexta-feira (31). O ginásio de esportes era um sonho antigo da comunidade, que agora terá mais uma opção de lazer e entretenimento.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Dia de Campo para Produtores de Apodi pretende alavancar negócios

Dia de Campo promove a comunicação entre produtores rurais, técnicos agrícolas, lojas agropecuárias e pesquisadores

O prefeito Alan Silveira, juntamente com a vice-prefeita Hortência Regalado, o secretário de Agricultura, Elton Rosemberg e a vereadora Soneth Ferreira, participaram nesta manhã de segunda-feira (27), da solenidade de abertura da ação "Dia de Campo para Produtores de Apodi", no distrito de Córrego, região da Areia.


Antes de iniciar o período de safra, empresas envolvidas na cadeia de abastecimento e produção agrícola e pecuária e os pequenos e médios produtores agrícolas participam todos os anos do chamado Dia de Campo. O Dia de Campo reúne também pesquisadores e instituições de ensino e de pesquisa ligadas ao desenvolvimento do campo. A importância desse dia está em buscar encontrar soluções sustentáveis de desenvolvimento para uma região especifica e reflete diretamente na busca de novas tecnologias desenvolvidas pelos fabricantes de insumos agrícolas.

Visando a melhoria na produção, o dia de campo impacta diretamente nas revendas de insumos agrícolas, que têm a oportunidade de alavancar seu negócio com o aumento das vendas. A ação foi realizada pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural, SENAR, EMATER, através do programa Sertão Empreendedor. Na oportunidade, foram ofertados cursos de capacitação nas áreas de Apicultura, Piscicultura, Fenação e Silagem, Ovinocaprinocultura e Ordenha em Bovinos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.