sábado, 24 de agosto de 2019

A Amazônia em chamas reflete a situação do Brasil

Imagem da Nasa

O avanço das queimadas na Amazônia mostra muito mais do que um desastre ambiental, mas exibe um Brasil em chamas e perdido diante da incontinência verbal do presidente Jair Bolsonaro.

Legitimado pelas urnas no ano passado para ser o 38º presidente do Brasil, Bolsonaro comete um erro clássico da política: acredita que os 57 milhões de votos recebidos são seus e lhe dão o direito de falar ou fazer o que bem entender.

Os jornalistas, sobretudo em Brasília, estão acostumados a ver a chamada roda da fortuna girar e ver o efêmero poder trocar de mãos de tempos em tempos. Mas quase sempre quem está no poder não consegue perceber a transitoriedade do cargo que ocupa.

Assim, os brasileiros e o mundo assistem estarrecidos declarações desastrosas do presidente, que faz jus à sua campanha em favor da posse e do porte de armas e pode ser comparado quase que a uma metralhadora giratória.

Só quem não conviveu com Bolsonaro nos 28 anos que passou no Legislativo se surpreende com sua falta de liturgia com o posto que exerce atualmente.

Bolsonaro chegou à Presidência da República pelas circunstâncias. A começar, pelo desgaste dos 13 anos de governos petistas que, mais do que avanços sociais, promoveram uma espécie de institucionalização da corrupção no país.

O atentado sofrido durante a campanha, garantiu a Bolsonaro uma projeção na mídia que o horário eleitoral gratuito não conseguiria lhe dar. Mas especialmente a divisão das forças políticas de centro, em boa parte atingida pela Lava Jato e sem um líder capaz de se contrapor ao discurso de ódio e enfrentamento dos extremos, ajudou a garantir seu sucesso eleitoral.

Bolsonaro e a imprensa – Foto Orlando Brito
Assim como muitos de seus antecessores, Bolsonaro tenta colocar na conta da imprensa o noticiário negativo sobre seu governo, ainda que parte da mídia tenha sim sua cota de responsabilidade na criminalização da política.

No afã de denunciar os maus feitos graves, a imprensa acabou jogando na vala comum toda a classe política, como se houvesse outro caminho, se não o da política, para que uma democracia sobreviva.

A política é a arte da negociação entre grupos divergentes e antagônicos, algo inerente de qualquer sociedade democrática, através da qual a vontade da maioria prevalece, mas garantindo o direito da minoria ou oposição de simplesmente existir e também questionar aquilo sobre o que discorda.

Pior, a verborragia presidencial extrapolou as fronteiras do Brasil e estarrece o mundo, prejudica negócios e tem potencial para piorar a dramática situação de quase 13 milhões de brasileiros sem emprego.

Mesmo que alguns governantes e celebridades tenham se valido de imagens antigas de queimadas na Amazônia para se solidarizar a população da região que sofre com a fumaça tóxica e com perda irreparável de um patrimônio mundial, que é a maior floresta do planeta, cabe sim ao governo Bolsonaro agir, em vez de bater boca com seus críticos.

Os sinais de alerta estão por toda parte. Não é à toa que levantamento feito em parceria pela revista Veja e a FSB, divulgado nesta sexta-feira (23), indica que 48% dos brasileiros desaprovam a forma de Bolsonaro governar e 49% consideram que suas declarações atrapalhem bastante sua gestão. Ainda que a maioria da população acredite que o presidente possa fazer, até o fim de seu mandato, um governo ótimo (20%), bom (25%) ou regular (23%).


Capacitação gratuita para microempreendedores chega à Apodi/RN: Conheça a Caravana Parceiros em Ação!


O projeto é uma iniciativa desenvolvida pelo Banco Santander em parceria com a Aliança Empreendedora e tem o objetivo de levar conhecimento em gestão para microempreendedores no interior do país.

Do dia 26 a 30 de agosto, a cidade de Apodi – RN recebe a Caravana Parceiros em Ação. A iniciativa é gratuita e tem o objetivo de levar aos moradores que empreendem nessa região, conhecimentos sobre gestão de negócios em aspectos como: negociação e vendas, gestão financeira, rede de contatos e formação de preço.

Os encontros são presenciais e realizados na UNIP, localizada à rua Adrião Bezerra, 47, Centro – Apodi/RN. Serão duas turmas: uma no turno da tarde, das 14h às 17h, e outra no período noturno, das 18h30 às 21h30.

Para participar é muito simples: basta o interessado se inscrever por meio do link: https://parceirosemacao.com.br/caravanas/. Para tirar dúvidas ou obter mais informações, entre em contato por ligação ou WhatsApp no número (84) 99936-9446 ou procure um Agente de Crédito do Prospera Santander Microfinanças. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de agosto.

Serviço Caravana Parceiros em Ação – Apodi-RN:
Data: 26 a 30 de agosto.
Inscrições gratuitas até 25 de agosto.
Informações: WhatsApp: (84) 99936-9446
Local: UNIP, rua Adrião Bezerra, 47, Centro – Apodi/RN.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Diretores do STTR visitam assentamento Tabuleiro Grande


Na manhã desta sexta-feira (23) o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Apodi (STTR) através de seus diretores Edílson Neto e Agnaldo Fernandes esteve presente na área de assentamento Tabuleiro Grande.


A roda de conversa na casa de Seu Golinha que é guardião de sementes, faz parte do cronograma da pesquisa de dissertação de mestrado do pesquisador Neurivan Vicente. O objeto de estudo foi as variedades das sementes crioulas de feijão cultivadas no assentamento.

Neurivan Vicente, já atuou na região como técnico e coordenador da COOPERVIDA que desenvolveu vários projetos que fortalecem a organização comunitária. Hoje foi o dia da devolução dos estudos realizados.

Prefeitura faz mais duas entregas de bombas submersas nas comunidades rurais


O prefeito Alan Silveira acompanhado dos secretários municipais Elthon Rosemberg e Railton Diógenes realizaram a entrega das bombas submersas para resolver o problema de abastecimento de água das comunidades Largo, na região da Areia e Caraiba, na região da Chapada do Apodi.

"Mais uma ação da Gestão Municipal, por meio do programa Água para Todos, a qual beneficiará 30 famílias, resolvendo a problemática do abastecimento de água", destacou o prefeito.

Com recursos próprios, Prefeitura continua recuperando estradas vicinais

A Prefeitura de Apodi mantém os serviços de recuperação das estradas vicinais, segundo nota ao blog. De acordo com o secretário de Obras, Júnior Souza, estamos focado nas recuperações das estradas dos sítios Sororoca, Bamburral e Baixa Fechada II. O prefeito Alan Silveira acompanhou na tarde dessa quinta-feira (22), o trabalho de recuperação das estradas vicinais.

"Estamos recuperando as estradas que dão acesso às comunidades de Sororoca, Bamburral, Baixa Fechada II, dentre outras comunidades da região do Vale do Apodi. Estamos trabalhando diariamente no serviço de recuperação das estradas vicinais para melhor mobilidade dos moradores da zona rural", destacou Alan Silveira.

Segundo Júnior Souza, foram utilizados no serviço uma máquina patrol, retroescavadeira e caçambas. “Esse trabalho é fundamental para garantir a segurança de quem precisa vir à cidade comprar ou vender alguma coisa, ou até mesmo visitar amigos, parentes, em outras comunidades rurais”, informou o secretário.

Protagonismo e organização das mulheres do campo


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi, Agnaldo Fernandes teve o prazer de mais uma vez visitar os quintais das camponesas da comunidade de Baixa Fechada, a visita aconteceu na manhã dessa quarta-feira (22).

Protagonismo e organização das mulheres do campo, é como diz o lema: Sem Feminismo não há agroecologia. "As camponeses comercializam sua produção na feira da agricultura familiar de Apodi que acontece todos os sábados na praça São Francisco", comentou Agnaldo Fernandes.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Campus Apodi do IFRN conquista medalha de prata na Olimpíada Nacional de História


Com a equipe “Historiadora do Amanhã”, o Campus Apodi do IFRN conquistou medalha de prata na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A grande final aconteceu no último fim de semana (17 e 18 de agosto), na Unicamp, e contou com a participação de 314 equipes, reunindo 1,2 mil convocados de todos os estados brasileiros.

As responsáveis pela conquista são três alunas do curso de Biocombustíveis, que contaram com a orientação e acompanhamento da professora Flávia Marinho. São elas: Tamile Reginaldo Rodrigues, Laisla Lauanny de Paiva e Nicole de Paiva Reginaldo. “Representar Apodi e trazer essa conquista para o município é motivo de orgulho e muita alegria para nós. A competição fortalece a nossa bagagem de conhecimento, estimula o trabalho e mostra que a educação contempla muito mais do que uma sala de aula”, explicam.

Para a professora Flávia Marinho, a conquista reflete a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do IFRN como um todo. “É prova de que é possível existir um ensino público de qualidade. A Instituição foi responsável por trazer 19 medalhas para o Rio Grande do Norte, que foi o estado com maior número de premiações na Olimpíada. Nossos alunos estão de parabéns”, afirma.

Sobre a ONHB
Realizada pelo Departamento de História da Unicamp, a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. Em 2019, teve 73 mil inscritos desde a fase inicial.

A final contou com a realização de uma prova dissertativa no sábado. Os finalistas interessados em concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp realizaram, também, na tarde do sábado, uma prova que faz parte do edital de “Vagas Olímpicas”, implantada de forma inédita em 2018 com o objetivo ampliar o acesso à universidade. Estudantes que fizeram a prova e conquistaram medalhas de ouro ou prata estão agora concorrendo às vagas na universidade.

Prefeito de Apodi se reúne com diretor da PetroReconcavo


Cumprindo agenda administrativa na cidade de Mossoró, nessa quarta-feira (21), o prefeito de Apodi, Alan Silveira reuniu-se com o diretor/presidente da PetroReconcavo, Marcelo Magalhães, empresa que comprou da Petrobrás a base Riacho da Forquilha em Apodi.

“Foi uma reunião importante, em que os desdobramentos incidirão de forma positiva e impactante, na economia do município”, comemorou Alan Silveira.

Participaram da reunião o chefe de Gabinete, Luciano Moura e os secretários Railton Diógenes e Marlice Lopes.

A rádio 98 FM de cara nova

Mesmo com placas de identificação; crianças que não apresenta nenhuma dificuldade de mobilidade usam brinquedos dos cadeirantes


E com grande tristeza que o Blog informa que o brinquedo adaptado quebrado se encontra quebrado.

Constantemente vemos crianças que não apresenta nenhuma dificuldade de mobilidade brincado nos brinquedos, e pior, acompanhado dos pais que poderiam orientá-las/explicar, da importância do brinquedo para crianças cadeirantes, até porque existe placas de identificação.


Repudiamos a falta de sensibilidade das pessoas que insistem em usar os brinquedos adaptados, haja vista que existe outros brinquedos na praça.

Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi – RN.

Usuários do CAPS 1 realizam atividades físicas no Calçadão da Lagoa


A prática da atividade física na saúde mental está cada vez mais presente no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Apodi. Diariamente usuários do Centro participam de atividades físicas com o educador físico, Wellington Cristino.

O grupo Alfa 1 das atividades físicas do Caps 1 Apodi-RN, esteve na manhã de hoje (22/08) com os idosos do CRAS São Sebastião, no Calçadão da Lagoa, lá fizeram várias atividades na academia.

"O intercâmbio das instituições é de suma importância para o desenvolvimento social dos nossos clientes e dará uma melhor qualidade de vida para todos, afirma o profissional de educação física", comentou o prof. especialista Wellington Cristino.

Governo Bolsonaro quer facilitar repasses a municípios

De O Estado de S. Paulo - Coluna do Estadão. (Foto: Reprodução NBr)

O governo de Jair Bolsonaro elabora medidas para desburocratizar o repasse para obras em Estados e cidades por intermédio da Caixa, a pouco mais de um ano das eleições municipais. Quer pular etapas que, no entender do Executivo, atravancam o processo, como a necessidade de técnicos do banco avaliarem até o número de eixos dos caminhões usados e o quanto é gasto com vale-transporte de funcionários. Uma das propostas, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, é criar uma padronização e liberar os recursos por etapa da obra.

Com menos exigências, a Caixa poderia reduzir o valor cobrado de taxa de administração. Alguns estudos apontam que ele poderia cair até a 4%. Dependendo do contrato, hoje, o valor chega a 12%.

Pela sugestão da Cbic, a Caixa projetaria o porcentual de dinheiro gasto em cada etapa. Dessa forma, o recurso para a fase seguinte só seria liberado depois que o fiscal atestasse a conclusão da anterior.

Dessa forma, os engenheiros avaliariam apenas o andamento das obras. A fiscalização ficaria a cargo dos órgãos de controle e dos Estados e municípios contratantes, como determina a lei.


Prefeitura forma parceria com o SEBRAE e realiza Diálogo Empresarial em Apodi

O chefe do Executivo também anunciou a doação de um terreno para construção da nova sede do SEBRAE

O SEBRAE de Apodi em parceria com a Prefeitura de Apodi através da Agência de Desenvolvimento realizou o Diálogo Empresarial Médio Oeste como os empreendedores Apodienses.

O evento aconteceu nesta quarta-feira (22) no auditório do SEBRAE e teve como objetivo mobilizar os empreendedores apodienses a solucionar os principais problemas de seus negócios e motivá-los a empreender com mais sabedoria e conhecimento através de cursos, oficinas, seminários e consultorias disponibilizados pelo SEBRAE.

O prefeito de Apodi, Alan Silveira prestigiou o evento. Na ocasião foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira entre Prefeitura e SEBRAE.

"Esse termo é o convênio para as capacitações que o SEBRAE vai realizar com todos os feirantes do município. A gestão municipal está investindo cerca de quase R$ 30 mil nessas capacitações. Também foi informado que a gestão está buscando um terreno para doação onde funcionará a nova sede do SEBRAE. Mais uma ação da Gestão Apodi Cidade de Todos", frisou Alan Silveira.

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

MDB-RN realiza convenção da Juventude em Apodi

O Movimento Democrático Brasileiro no Rio Grande do Norte (MDB-RN) realiza no próximo sábado, dia 24, a partir das 17h, a Convenção Estadual da Juventude (JMDB-RN), em Apodi, a 341,3 quilômetros de Natal. O evento será realizado na residência da ex-prefeita do município, Gorete Silveira.

A solenidade vai eleger o novo diretório estadual da JMDB-RN, cuja comissão provisória é presidida pelo prefeito de Apodi, Alan Silveira, e tem como 1º vice-presidente, Jackson Filho (São José do Seridó); 2º vice-presidente, Saulo Spinelly (Mossoró); 3º vice-presidente, Marcela Maíra (Santa Maria); secretário geral Ruan Dias (Rodolfo Fernandes); secretário adjunto, Poti Neto (São Gonçalo do Amarante); tesoureiro geral, Eider Vieira (Campo Grande); tesoureiro adjunto, Cássio Castro Júnior (Ielmo Marinho); e os vogais: Felipe Alves (Natal), Ítalo Souza (Caicó), Marcos Filho (Pedro Avelino) e Francisco Oderivan (Governador Dix-Sept Rosado).

De acordo com o ex-presidente da JMDB-RN, Gleydson Macedo, a nova comissão executiva foi formada com jovens que tem experiência na militância política no partido. “Além do novo presidente, temos mais três prefeitos e vários vereadores do MDB na nova comissão da Juventude. São pessoas que tem vivência e saberão conduzir os trabalhos”, afirma.

A convenção contará com a participação do presidente da JMDB Nacional, o advogado Assis Filho, lideranças do partido no Rio Grande do Norte, e terá ato de filiação de novos membros.

Quem paga essa conta?

O Brasil é um dos países com uma das cargas tributárias mais elevadas do planeta. Equiparado a países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, entre outros. O grande diferencial é que, no Brasil, não se consegue identificar a aplicabilidade real no dia a dia do contribuinte. Além do mais, existem inúmeros tributos que são cobrados por meio de impostos federais, estaduais e municipais.

Como um verdadeiro ciclo vicioso, os gastos públicos aumentam e, com isso, eleva-se os impostos a serem pagos pela população, a fim de aumentar a arrecadação para diminuir o déficit, o déficit não diminui e a conta não fecha.

Diante da realidade da recessão econômica brasileira vivenciada nos últimos anos, onde houve aumento do desemprego e queda dos níveis de investimentos, os estados e municípios tem o grande desafio de atrair investidores para retornar o crescimento local, gerar empregos e fomentar a renda.


Obra de irrigação da Chapada mais perto de ser reiniciada

Através do mandado do deputado federal General Girão (PSL), o presidente da COOICAP, Rosibério Dias e do presidente da FUNDEVAP, Hindembergue Souza (Indinha), estiveram reunidos com o diretor do DNOCS no Rio Grande do Norte em Natal para tratar do reinício da obra do projeto de Irrigação da Chapada do Apodi.

Na oportunidade o diretor José Eduardo Alves Wanderley "garantiu que os contratos com a construtora e supervisora da obra continuam vigentes e que tão somente aguarda liberação de recursos do orçamento", para isso a assessoria do General Girão "garante que o deputado fará todo o esforço para que o governo libere o mais rápido possível os recursos necessários".

Foi discutido ainda um termo de cessão de uso de todo o perímetro para a Cooperativa dos Irrigantes da Chapada do Apodi (COOICAP) para que a mesma possa trabalhar e proteger a área enquanto a obra seja finalizada e entregue a população.

"São mais de 15 mil empregos diretos e indiretos levando em consideração 3 empregos por hectare e o governo tem pressa nessa questão de empregabilidade", disse Domingos Guará assessor do deputado Girão.

Programa "Pronto para o Enem" edição 2019


O prefeito Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado se reuniram com sua equipe das secretarias de Educação e Esporte para tratarem sobre o programa "Pronto para o Enem", edição 2019.

"Programa que lançamos em 2018 e foi sucesso, aulões gratuitos para todos os jovens do nosso Município, com certeza vai ser sucesso também esse ano. As aulas serão realizadas na sede do SINTRAPMA, aos domingos, tem início dia 01/09 e vai até 27/10. Em breve divulgaremos o calendário", destacou Alan.

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Prefeito Alan recebe representantes do Nonato Atacarejo

A unidade será instalada na cidade próximo ano

O prefeito de Apodi Alan Silveira, na companhia dos secretários Railton Diógenes (Finanças) e Alan Rodrigues (Urbanismo), receberam nesta terça-feira (20), representantes do supermercado Nonato Atacarejo, para conhecer o projeto da unidade que será instalada na cidade no próximo ano. As obras devem iniciar até o mês de outubro. A loja terá uma área total construída de mais de 2 mil metros quadrados, com várias opções de serviços para a população.

“O município de Apodi está crescendo e, a prova disso, é o interesse das grandes empresas em investir na nossa cidade. O supermercado Nonato Atacarejo está chegando com uma grande estrutura e deverá gerar uma grande quantidade de empregos diretos e indiretos, gerando renda e movimentando a nossa economia”, destacou o chefe do Executivo.

Serviços socioassistenciais é realizado pelo Programa de Atendimento Familiar – PAF

O objetivo é trazer a população para dentro da sede do PAF

O Programa de Atendimento Familiar – PAF, comemora um ano do novo prédio com o objetivo de trabalhar a redução de danos causados pelas violações dos direitos contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Dentro desses objetivos podermos observar a redução ou minimização dos traumas psicológicos futuros, diminui a evasão escolar e o baixo aproveitamento, permitir que a criança e os adolescentes tenham uma infância sadia e que as famílias se emancipem socioeconomicamente.

O prefeito Alan Silveira, a vice-prefeita Hortência Regalado e a secretária Itamara Sena, participaram nesta manhã de terça-feira (20), da abertura das comemorações do primeiro ano da sede do Programa de Atendimento Familiar - PAF. Foi oferecido um café da manhã com roda de conversas e fortalecimento das famílias.

A secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio do PAF, CREAS e do RC, promove uma programação especial durante toda essa semana com palestras e oficinas socioeducativas e profissionalizantes com o objetivo de resgatar o protagonismo socioeconômico.

Vereadores servirão de cobaia

Sobrou para os vereadores o papel de cobaia na eleição do ano que vem quando será testado o fim das coligações proporcionais. Um duro golpe para os atuais parlamentares municipais, que enfrentarão muito mais dificuldades para emplacar um mandato. Tudo porque acabam os chapões e chapinhas e só sobreviverão os candidatos que estiverem em partidos que alcancem o coeficiente eleitoral.

No caso de Apodi, por exemplo, cujo coeficiente é de 1.600 a 1.800 votos, o partido em disputa tem que atingir esse total para eleger o primeiro e 3.200 a 3.400 votos o segundo e vai por aí afora. Qual legenda tem tamanha capacidade para botar tantos votos no balaio? Os grandes? Dependendo da chapa, talvez.

Mas os pequenos serão esmagados. Na prática, o fim das coligações foi concebido pelo Congresso para tirar o mandato de muitos vereadores de partidos nanicos no Brasil. Desafio aos deputados repetirem o mesmo modelo para eles em 2022. Não dão tiro no pé.


Academia Apodiense de Letras organiza lançamento do livro do escritor Raimundo Pinto

Em nome da Academia Apodiense Letras convido Vossa Senhoria e família para prestigiar o lançamento do livro: Resgate das Eleições Municipais e dos Administradores de Apodi rumo ao Palácio Francisco Ferreira Pinto – 1833 a 2020 “e outros acontecimentos”.

Durante o lançamento também haverá a entrega das comendas de apodienses que foram dignos de serem inseridos nos anais da nossa história Política, Social e Econômica do Município de Apodi.

O lançamento realizar-se-á na (segunda-feira), dia 2 de setembro de 2019 a partir das 19h. Em frente a Biblioteca Municipal Valter de Brito Guerra. Praça Dom José Freire.

Agradeço a honrosa presença.

Cordialmente,

Maria Vilmaci Viana
Presidente

[informe publicitário] O mês dos pais começa com muitas novidades é uma coleção cápsula incrível para presentear seu PAI na San Lorenzo


Qual Paizão não gostaria de ganhar uma camiseta + boné que foi pensada exclusivamente para eles?


Seu pai também é seu herói? Ele vai amar receber o presente da nossa coleção cápsula de Dia dos Pais. Nossa campanha de Dia dos Pais está incrível! Vem conferir e acertar no presente do seu pai. 

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Projeto realiza ação itinerante em comunidade rural de Felipe Guerra


Uma ação de cidadania foi realizada na última sexta-feira (16), no sítio Brejo, comunidade rural do município de Felipe Guerra, região Oeste do estado do Rio Grande do Norte. A ação itinerante da Biblioteca do Projeto Abelhar Carroça da Cidadania, coordenado pelo Grupo Arte-é-ria Teatro e Dança, contando com o apoio do governo municipal de Felipe Guerra, via a secretaria de Assistência Social.

De acordo com informações, um dos principais objetivos da ação itinerante da biblioteca é para combater a evasão escolar, unindo entretenimento e leitura de uma forma bastante lúdica e atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Foram acertados que a ação estará acontecendo no decorrer dos meses restantes desse ano nas comunidades rurais dos municípios de Felipe Guerra, Caraúbas, especificamente na Mariana e sítio do Góis em Apodi que irão ter apresentações.

Diálogos Capitais Consócio Nordeste

Acontece amanhã, 20 de agosto, o evento Diálogos Capitais Consócio Nordeste, com o tema "Consórcio Nordeste" e presença confirmada de Flávio Dino (Governador do Maranhão), Wellington Dias (Governador do Piauí), Camilo Santana (Governador do Ceará), Fátima Bezerra (Governadora do Rio Grande do Norte) e Rui Costa (Governador da Bahia).

O evento reunirá os governadores para debater o novo Consórcio Nordeste, iniciativa de nove estados da região para atrair investimentos e melhorar o ambiente de negócios, e ainda contará com a palestra de abertura “O desenvolvimento do Brasil e a questão regional”, por Luiz Gonzaga Belluzzo.


Vereador cobra providência quanto à coleta de lixo em comunidade rural


Serviço de grande relevância para o município, a coleta de lixo, motivou o Vereador Gilvan Alves a usar a tribuna da casa do povo, solicitando ao poder público o recolhimento mensal do lixo da comunidade de Quixabeirinha, região da Chapada do Apodi.

Presente a última reunião da associação dos moradores daquela comunidade, Gilvan Alves propôs indicação para que o município assuma a responsabilidade de recolher o lixo, pelo menos uma vez ao mês.

Outro pedido do parlamentar foi a colocação de coletoras de lixo na comunidade.

Comunicado – Polícia Militar de Apodi

A Polícia Militar de Apodi informa e convida todos proprietários de veículos que trabalham com divulgações e propagandas por meio de som automotivo (carro de som), para comparecerem a sede desta Companhia de Polícia Militar, localizada à rua Miguel Ferreira de Araújo, s/n, bairro Rodoviária, para que sejam realizadas aferições nos equipamentos e orientações aos proprietários.

As aferições nos equipamentos e orientações aos proprietários acontecerão a partir desta terça (20) até sexta-feira (23), das 8 às 11h.

A Polícia Militar agradece a compreensão de todos e coloca-se a disposição!

Polícia Militar de Apodi, para servir e proteger.

Jovens se reúnem e criam alternativa ao acampamento de juventude


O Acampamento de Juventude representa, tradicionalmente, um espaço de discussão, convivência e troca de experiências não só para os jovens, mas para todos os participantes do evento. O prefeito Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado participaram da abertura do I Acampamento de Juventude, promovido pela Prefeitura de Apodi na cidade de Portalegre/RN.

"Mais uma ação voltada aos jovens do nosso Município. São 130 jovens que estiveram participando do acampamento, tivemos rodas de conversa, palestras, oficinas, trilhas, luau, dentre outras ações na programação. Estamos cada vez mais incentivando nossa juventude a conhecer um pouco mais das ações, das políticas públicas e dos seus direitos", comentou o jovem prefeito, Alan Silveira.

domingo, 18 de agosto de 2019

Apodi pressiona, mas não consegue o gol e fica no 0 a 0 com Ferroviário de Mossoró


O Apodi Futebol Clube Sub-15 pressionou por boa parte do jogo, teve o domínio da partida, conclusões, bola na trave, mas não conseguiu marcar. Neste sábado (17), o time apodiense ficou no 0 a 0 com Ferroviário de Mossoró, no Nogueirão, pela segunda rodada da Liga Desportiva Mossoroense (LDM). Mesmo com o empate a equipe comandada pelo técnico Wellington Cristino continua invicta na competição.

Com 4 pontos na classificação, a equipe de Apodi falta ainda disputar 3 partidas da fase classificatória. Esporte Magia, Peixeirão e Campo Grande, ambas equipes estão na Chave A do certame.

Professoras de Apodi compõem equipe de Multiplicadores da proposta de Ensino Médio Integral no RN


As professoras Mônica Freitas, coordenadora pedagógica da Escola Estadual em Tempo Integral Professora Maria Zenilda Gama Torres, Maria do Socorro Soares que é professora de Língua Inglesa na mesma escola e a professora Aloma Tereza que é assessora pedagógica da 1DIREC foram convocadas pela Coordenação do Ensino Médio Integral da Superintendência do Ensino Médio (SUEM-SEEC/RN) para compor a equipe de Formadores que irão multiplicar para todo o estado a proposta do EMTI.


A convocação das professoras aconteceu após dois ciclos de acompanhamento executados pela SEEC/RN juntamente com o Instituto de Corresponsabilidade Educacional (ICE) que coordena a implantação do EMTI no estado. Foi constatado que a EETI Zenilda Gama já é referência em EMTI, a partir do trabalho integrado da assessoria da 1 Direc com toda a equipe do EMTI em Apodi.

A gestão escolar, a partir das coordenações Pedagógica e de Área de Linguagens se destacaram no modelo da Escola, sistematizado pelo ICE. Os estudantes já demonstram condutas de Protagonismo e a aprendizagem além do esperado para uma escola no primeiro ano de Implantação da proposta. Durante todo o dia 17 de agosto, ontem, Mônica Freitas, Socorro Soares e Aloma Tereza estiveram no Centro Administrativo, na SUEM/SEEC em reunião com as coordenadoras do EMTI-RN e membros do ICE em formação para atuar nos próximos meses como multiplicadoras da proposta.