sábado, 24 de novembro de 2018

Apodi: prefeitura intensifica serviços de recuperação de estradas vicinais


A Prefeitura de Apodi, através da secretaria de Obras, intensificou os serviços de recuperação das estradas vicinais.

De acordo com o secretário de Obras, Júnior Souza, estão sendo recuperadas as estradas que ligam a BR 405 às comunidades de Mulungo, Paulo Canapum, Caiçara, Tabuleiro e Góis, na região da Chapada. “Por determinação do prefeito Alan Silveira, também já recuperamos a estrada que liga São Francisco, Nova Descoberta e Paraíso”, ressaltou. “A gestão Alan Silveira tem conseguido levar ações como essa para toda zona rural do município”, frisou.

A recuperação das estradas vicinais tem transformado a realidade dos que mais carecem. Esse é o objetivo do governo do prefeito Alan Silveira, que tem investido, constantemente, para oferecer uma melhor qualidade de vida ao homem do campo.

"Essa estrada foi recuperada pela última vez na gestão da ex-prefeita Gorete e, agora, estamos recuperando para melhorar o acesso dessas comunidades", destacou o prefeito Alan Silveira.

“Como temos feito desde o primeiro ano de mandato, vamos recuperar todas as estradas do município, trazendo mais conforto e segurança para nossa população. Oferecer boas estradas será sempre um compromisso da nossa gestão”, disse o chefe do Executivo apodiense, destacando que os serviços estão sendo realizados por regiões.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Diretores do SINTRAPMA participaram do I Seminário de Gestão e Política Sindical em Fortaleza

Na sexta-feira, 23 de novembro de 2018, o Presidente Ozamir Lima, o diretor de finanças José Wellington e a secretária Francisca Ecineide, participaram do I Seminário de Gestão e Política Sindical em Fortaleza.

Entre os assuntos discutidos estiveram:

9h – Custeio Sindical (análise de teses)
Palestrantes: Miguel Torres (Força Sindical, CNTM)
Gérson Marques (Doutor, Procurador/MPT, Professor/UFC)
Germano Siqueira (Juiz do Trabalho)
10h30 – E-Social nos Sindicatos
Palestrante: Luís Alves (Auditor Fiscal)
11h20: Compliance Sindical: legalidade, eticidade e transparência
Palestrante: Danielle Pinheiro (Mestre, Advogada, Professora/Uni7)
13h30 – Sindicalismo e Receita Federal
E-Social nos Sindicatos
Palestrante: Luís Alves (Auditor Fiscal)
11h20: Compliance Sindical: legalidade, eticidade e transparência
Palestrante: Danielle Pinheiro (Mestre, Advogada, Professora/Uni7)
13h30 – Sindicalismo e Receita Federal
Palestrantes: Denise Lucena (Procuradora da Fazenda Nacional, Professora/UFC)
Hugo de Brito Machado Segundo (Doutor, Advogado Tributarista, Professor/UFC)
15h – Enxugamento da folha salarial dos Sindicatos
Palestrantes: Gérson Marques (Doutor, Procurador/MPT, Professor/UFC)
Manuel Pinheiro (Contador, Sindicato dos Contabilistas CBS/CE)


“Quanto mais informações temos, mais força adquirimos para defendermos a classe trabalhadora. O ano que vem será de muita luta, e juntos conseguiremos avançar mais. A unidade das representações sindicais é fundamental, para que nossa força seja superior aos retrocessos”, disse o Presidente Ozamir Lima.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Juízes por grana

É tão grande a ansiedade do Judiciário com a sanção do reajuste de salários dos ministros do STF —que tem efeito cascata sobre toda a magistratura— que, nesta sexta (23), integrantes de associações de classe trocaram mensagens comemorando o fato de o presidente Michel Temer ter assinado o projeto.

Houve decepção quando as entidades constataram que tudo não passava de um boato.

O presidente ainda não sancionou o aumento. O prazo dele vai até o dia 28. (Folha)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

[informe publicitário] Black Friday na São Francisco Eletromóveis

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Campanha contra Febre Aftosa segue até o dia 30 no RN

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN) reforça que a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa segue até o dia 30 desse mês em todo o estado.

Nessa etapa a vacinação será obrigatória apenas para os animais de 0 a 24 meses, porém, os demais animais também deverão ser declarados. "O produtor cadastrado junto ao IDIARN deverá adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização e, após isso, vacinar seus animais e declarar o rebanho em um dos nossos escritórios, EMATER ou Secretárias Municipais de Agricultura", afirmou o diretor geral do Idiarn, Camillo Collier.

O RN tem hoje um rebanho bovino de 891.848 animais. Na primeira etapa da ação em maio o Estado vacinou 96,87% desse rebanho, mantendo os bons índices do ano anterior. Esses números permitem que o Rio Grande do Norte continue com status livre de febre aftosa com vacinação.

O RN foi reconhecido internacionalmente livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Desde que conseguiu a classificação, sonhada há décadas pelos criadores potiguares o estado passou a exportar seus animais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Governo Municipal realiza encerramento da Semana do Bebê

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social encerrou na manhã desta sexta-feira, 23, a Semana do Bebê que este ano teve com temática central “Um laço de amor: eu te amo mãe!”

O encerramento da Semana do Bebê em Apodi foi realizado nesta sexta-feira (23/11), com a participação de todos os envolvidos na ação; gestores, profissionais, gestantes, mães e crianças que passaram a manhã na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde foi realizada palestras, brincadeiras voltadas à primeira infância, café da manhã, além da entrega de kits para todas as gestantes.


A Semana Municipal do Bebê foi desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), junto a Prefeitura Municipal de Apodi através de setores inter setoriais, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

O principal objetivo da Semana do Bebê é chamar a atenção para a importância da primeira infância, para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem das crianças. Além de condições biológicas e materiais adequadas, o desenvolvimento integral da criança necessita de carinho, afeto e ações de estímulo sensorial, que são fundamentais para o aperfeiçoamento de diferentes funções, como, por exemplo, o planejamento e a memória.


O prefeito Alan Silveira participou do evento, afirmando que as ações em prol de crianças e adolescentes continuarão nos anos seguintes. "Quero agradecer a participação de todas vocês futuras mamães, e dizer que estou muito feliz em poder proporcionar eventos como esse de hoje, que oferece mais informação, orientação e cuidado com o desenvolvimento dessas crianças".


A Prefeitura de Apodi em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou entre os dias 19 e 23 de novembro, a Semana do Bebê em Apodi. Durante cinco dias, uma equipe multidisciplinar levou alegria, informação e promoveu diversas ações com foco na saúde, através de palestras, cursos, fotografias, atividades esportivas e lúdicas, sobre os cuidados de saúde na primeira infância, fortalecimento de vínculos e esclarecimentos sobre a garantia dos direitos para a mãe e o bebê. Além da sede, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também se mobilizaram na zona rural do município.


“A ação é proposta pelo Unicef ao município de Apodi, que participa do projeto 'Selo Unicef Município Aprovado', em melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é elaborar de forma conjunta o Plano e a Política Municipal para a Primeira Infância no município”, disse a articuladora e vice-prefeita Hortência Regalado. 

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

MPF obtém condenação de deputado estadual no RN

Galeno Torquato foi sentenciado por improbidade administrativa cometida quando era prefeito de São Miguel. Dinheiro para construção de posto de saúde foi desviado e a obra superfaturada

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a condenação do ex-prefeito de São Miguel (RN) e atual deputado estadual José Galeno Diógenes Torquato. Além do político, cinco pessoas e três construtoras também foram condenadas por improbidade administrativa. Em 2010, Galeno e os demais envolvidos participaram de um esquema que desviou recursos públicos destinados à construção de uma Unidade Básica de Saúde.

Aproximadamente R$ 34 mil (em valores atualizados até 2016) foram recebidos pelo Município de São Miguel, através de um convênio celebrado com o Ministério da Saúde, e deveriam ter sido usados para custear a construção de um posto de saúde. Galeno Torquato não realizou a licitação pública exigida por lei e repassou parte da verba para uma empresa “escolhida a dedo”. A beneficiada foi a Construser Construção e Serviços de Terraplanagem Ltda, administrada por José Audísio de Morais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



[informe publicitário] Black Friday no Sertanejo Atacarejo


Direção do STTR do Apodi participa da reunião mensal da Associação do Assentamento Aurora da Serra


Na tarde da terça feira (20) passada o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi esteve participando da reunião mensal da Associação dos Posseiros do Projeto de Assentamento Aurora da Serra.


O diretor executivo José Rita que desempenha a função de vice-presidente no sindicato esteve representando a organização. Zé Rita também é assentado da reforma agrária na referida comunidade.

O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do Apodi não pára com o trabalho de base, os diretores sempre estão presentes nas reuniões das associações rurais para contribuírem com informes da instituição sindical, assim como no sentido de contribuir com a organização comunitária.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Coordenadora do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores do polo RN visita Apodi


O município de Apodi recebeu a visita, nessa semana, da coordenadora do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores do polo RN - Esporte e Educação, Wanessa Cristina.

A visita teve o intuito de conhecer um pouco mais a realidade da educação física escolar (estrutura física, equipamentos, assim como o planejamento das aulas).

"Mais um projeto e parceria que a Prefeitura de Apodi realizou por meio da Secretaria Municipal de Educação. As escolas municipais Isabel Aurélia, Francisco Targino, Lindaura Silva e Lourdes Mota foram contempladas para a realização desse projeto", falou Alan.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Vereador de Felipe Guerra constata irregularidade com profissionais da saúde sem CRM

As reclamações chegaram ao parlamentar por meio de várias receitas sem o número do CRM

O vereador Jânio Barra, do município de Felipe Guerra, cobrou nas últimas duas sessões ordinárias que aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro que alguns profissionais da área da saúde sem o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), estariam dando atendimento à comunidade do município, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ananias Queiroga e no Hospital Dr. Eilson Gurgel.

Segundo o vereador diversas pessoas lhe procuraram para relatar a falta do número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), como consta nos receituários.

Jânio Barra disse que procurou a secretária de Saúde, e até o momento não obteve resposta. A população de Felipe Guerra quer saber onde estão os recursos aplicados na saúde do município.



Por que é inadmissível uma cidade que destina um atendimento estagiários/estudantes de medicina sem o devido registro profissional no Conselho Regional de Saúde (CRS).

Se o profissional não tem registro, ele não tem legalidade para exercer tal função e ainda pode colocar em risco a vida da população. E se acontecer algum problema quem vai responder por isso?

O Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Ministério Público (MP) têm que ter conhecimento sobre esta grave denúncia sobre os profissionais de saúde sem registro.

Será que o prefeito ou a secretária de saúde tivessem uma necessidade de enfermidade, eles procurariam esses profissionais?

A população precisa de uma resposta contundente.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Semana do Bebê na Creche Sonho de Criança


O prefeito Alan Silveira e a vice-prefeita Hortência Regalado acompanharam nesta quinta-feira (22), a ação da programação da Semana do Bebê na Creche do CAIC, onde foi realizado o Dia Educativo com as crianças da Creche Sonho de Criança – CAIC.


A equipe multiprofissional da UBS Lagoa Seca ministrou uma palestra sobre alimentação saudável apresentando os benefícios que essa proporciona ao corpo para que a criança cresça com saúde.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Prefeito vai à Câmara Municipal para entregar Termo de Entrega e Recebimento de Imóvel onde funcionará a sede do Legislativo

Depois de vários anos de luta pela sede própria, prefeito Alan Silveira de forma histórica faz doação do prédio que abrigará a Câmara Municipal de Apodi

Nesta quinta-feira (22), o prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), foi à Câmara Municipal para a sessão ordinária e fez a entrega do Termo de Entrega e Recebimento de Imóvel, a quem fazem menção a Lei Municipal n° 1373/2018 em que o Executivo realiza contrato de doação em favor da nova sede da Câmara Municipal de Apodi. A solenidade foi realizada no plenário Bevenuto José de Paiva e participaram a maioria dos vereadores, secretários municipais, demais autoridades e a população.


“Entregar esse prédio cria uma melhoria para o atendimento à população e para vocês que terão melhores instalações. Mais um compromisso que assumimos com Apodi e cumprimos”, declarou Alan durante assinatura do termo de concessão. O vereador, Evangelista Menezes, ressaltou que a reivindicação do prédio é um luta antiga e demonstra o compromisso do prefeito com os legisladores.


O prédio, segundo o Executivo, possuirá gabinetes em um mesmo pavimento e com uma melhor condição de atendimento para a população; plenário e galerias maiores; espaço para o setor administrativo; local para arquivo de documentação da Casa de Leis. No local, já funcionaram anteriormente o Núcleo da UERN e o anexo da Escola Municipal Professora Lindaura Silva.

Para finalizar, evidenciou a responsabilidade enquanto gestor em atender as expectativas, o que também é função dos vereadores. “Somos nós, prefeito e vereadores, os agentes das transformações pelas quais aguardam os apodienses”.


Com isso, encerrou o discurso agradecendo o apoio dos vereadores e a contribuição da população que também zela pelo município. “Apodi tem melhorado muito. E vai continuar melhorando, com a necessária ajuda da senhora e dos senhores ilustres vereadores desta casa, e a contribuição da população” - conclui.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

O atraso

Muitas prefeituras do Rio Grande do Norte estão observando chegar dezembro com duas e até três folhas em atraso e sem perspectiva de pagar o 13º aos seus servidores.

Esta foi, aliás, a causa da queda de votação de muitos deputados no interior: o apoio de prefeitos desgastados.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


quarta-feira, 21 de novembro de 2018

UBS da Santa Rosa promove programação diferenciada da Semana do Bebê


Nesta quarta-feira (31), a equipe da Unidade Básica em Saúde da Família do sítio Santa Rosa, zona rural de Apodi, abriu sua programação alusiva à Semana do Bebê. A ação contou com o apoio de toda equipe da Atenção Básica.


Na oportunidade o rio Apodi serviu de cenário para um álbum fotográfico realizado pela fotógrafa Edjanete Fernandes para as mamães e seus bebês.

“Agradecemos a participação de todas as mamães, seus bebês, seus papais, a fotógrafa Edjanete Fernandes e a equipe da UBS Santa Rosa”, comentou a enfermeira Katiuce Duarte. “Momento lindo e mágico”, acrescentou.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Transposição chegará ao Ceará ainda este ano

As águas do rio São Francisco vão chegar ao Ceará ainda este ano, segundo informou nesta terça-feira (20) o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade.

O ato terá a presença do presidente Michel Temer e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), que não foi reeleito em outubro último.

Na campanha, o então candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), garantiu que se fosse eleito concluiria a obra, que já está 97% pronta.

Nesta terça-feira, o governador Camilo Santana (PT) e o senador estiveram no município de Salgueiro (PE) para visitar o local onde a água será captada.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Felipe Guerra: Vereador denuncia má qualidade dos produtos na merenda escolar


O vereador Max Morais (PTB) fez o uso da tribuna na última sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira (20), para denunciar o descaso com o uso de legumes de má qualidade na merenda escolar da Escola Maria Bernadete Pinto na cidade de Felipe Guerra.


Durante seu questionamento, o parlamentar levou ao conhecimento da sociedade os valores de verduras e legumes disponíveis em uma licitação de quase R$ 100 mil reais, realizado pelo Executivo felipense em agosto de 2018.

Segundo Max Morais, o pregão foi realizado recentemente, “estamos no mês de novembro e o que dá para observar é que a empresa vencedora e a própria prefeitura não estão cumprindo com as suas obrigações conforme foi acordado, um absurdo incrementar na merenda dos alunos itens estragados”, relata.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Polícia Militar chega ao Acampamento José Maria Tomé na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte para realizar a desocupação


Neste momento, a Polícia Militar invade acampamento na Chapada do Apodi, no interior do Ceará, para despejar mais de 150 famílias Sem Terra que residem na área há quatro anos.

As famílias criaram uma barricada para impedir o despejo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

IGARN itinerante: Cadastramento dos usuários de águas do município de Apodi


A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), realiza nos dias 27, 28 e 29 de novembro, das 8:30 às 12h e das 13 às 17h, na sede da Secretaria, o cadastramento dos usuários de águas do município de Apodi. O IGARN Itinerante vai dar a oportunidade do usuário legalizar o uso de águas frente aos órgãos competentes de recursos hídricos.

Para realizar o cadastro é necessário portar os documentos de identificação CPF e RG, cadastramento ambiental, documento do poço e conta de luz.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Começa a segunda etapa das obras de urbanização da Joaquim Teixeira de Moura

Projeto de urbanização prevê um local turístico e de lazer para a população

A gestão do prefeito Alan Silveira deu início à segunda etapa dos serviços de urbanização da Avenida Joaquim Teixeira de Moura, perímetro urbano, onde a Prefeitura de Apodi já promoveu melhorias de ao longo da BR-405 que corta o município.

O prefeito Alan Silveira vistoriou, nesta quinta-feira (20), o início dos serviços dessa importante obra. A obra faz parte do conjunto de ações de infraestrutura realizada pela municipalidade.


“Esta é mais uma obra urbanística da nossa gestão que, aos poucos está tornando Apodi uma cidade cada vez mais linda e melhor de se viver. A segunda etapa da urbanização tem um investimento de mais de R$ 260 mil e, se Deus quiser, iremos entregar essa obra a população em 2019”, afirmou o prefeito Alan Silveira.

O secretário de Urbanismo do Apodi, Alan Rodrigues, falou da importância da iniciativa. "Pela primeira vez a cidade está sendo pensada a longo prazo, em todos os outros projetos dentro da prefeitura, assim como este, que é estruturador, que ressignificam o que a cidade precisa, dialogando com as pessoas. Estamos alinhados à nova agenda urbana, na forma como devemos preparar a cidade e entregar ela para as pessoas", declarou.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Prefeitura trabalhará o reflorestamento do município de Apodi

Reflorestamento da cidade e a recuperação das áreas de proteção permanentes estão entre as prioridades

Quais são os principais desafios na área de meio ambiente em seu município? Compreender quais são as grandes demandas de sua cidade é uma etapa fundamental para o gestor municipal trabalhar com o que mais afeta os cidadãos.

Pensando nisso a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciará o trabalho de reflorestamento do município, um instrumento de planejamento municipal para a implantação da política de plantio, preservação, manejo e expansão da arborização da área urbana da cidade.

Entre as principais ações previstas no Plano estão: reflorestar o centro da cidade que está extremamente delimitado de vegetação; cuidar da vegetação existente e fazer convênios para manutenção dessa vegetação; recuperar áreas degradadas através do plantio de árvores de espécies nativas e recuperar as áreas de proteção permanentes do município.

Na manhã desta terça-feira (20), o prefeito Alan Silveira ao lado da equipe de Agricultura do município, recebeu os representantes da empresa Embaúba Ambiental, os técnicos Dalmy (Economista), Alana (Engenheira Civil) e Tarço (Engenheiro Florestal) para tratar do reflorestamento no município de Apodi.


"Vamos trabalhar o meio ambiente e arborização do nosso município. Essa é mais uma parceria entre a Prefeitura de Apodi e as empresas Esperanza e Embaúba. Serão 28 hectares de reflorestamento com árvores nativas, além da implantação do viveiro de capacitação na Secretaria Municipal de Agricultura - uma biofábrica da caatinga", destacou Alan Silveira.

O aumento populacional, em conjunto com a falta de reciclagem do lixo, tem trazido problemas de poluição e deixado um desafio ainda maior para as próximas gerações: como lidar de maneira sustentável com uma quantidade cada vez maior e diversa de resíduos.

Na zona urbana, as áreas verdes funcionam como um respiradouro ao favorecer a circulação de ar, gerando um impacto positivo no meio ambiente. Tais áreas também garantem maior qualidade de vida das pessoas, propiciando lazer, recreação e atividades esportivas.

Para que sejam produzidos avanços na área de meio ambiente em nossa cidade, é importante semear a ideia de integração que os temas ambientais possuem com outros órgãos da administração pública.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Assembleia Geral dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Apodi



O SINTRAPMA – Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Apodi - Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combate as Endemias, na condição de representante legal da categoria com sede na Rua Jaboticabal, 81, nesta cidade, convoca todos os ACS e ACE para a Assembleia Geral da Categoria que será realizada no:

LOCAL: SINTRAPMA
DATA: 21 de Novembro 18 (quarta-feira)
HORÁRIO: 14:30 Horas.
PAUTA:
  • Piso salarial nacional;
  • Retroativo do piso salarial;
  • Informes gerais;
  • Encaminhamentos.
Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Técnicos de Apodi participam de reunião sobre o Serviço de Inspeção Municipal-SIM

A implantação do SIM serve para formalização, organização e desenvolvimento das pequenas agroindústrias municipais, o que irá promover incremento na arrecadação municipal.

Nos dias 13 e 14 de novembro, os técnicos responsáveis pelo Serviço de Inspeção Municipal - SIM, a Veterinária Maressa Souza e o Engenheiro Agrônomo Evandi Galdino, participaram da 1° reunião técnica com o tema “Serviços de Inspeção: dinamismo para as economias locais e segurança alimentar”, e também orientação para a realização de consórcios intermunicipais e adesão ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

A reunião foi realizada no auditório do Sebrae, em Natal.

"O Selo de Inspeção Municipal – SIM, que tem como função autorizar toda comercialização de derivados de origem animal, foi colocado em funcionamento na nossa gestão", destacou o prefeito Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

A captura

Em sua última conversa com Sérgio Moro para tratar da transição, o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) deu-lhe uma notícia preocupante.

Todos os presídios do Brasil estão sob controle de facções criminosas (70) e quem entra lá tem que fazer parte de uma delas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Mesmo com mais chuvas em 2018, reservatórios do RN têm pouca água

Barragem de Santa Cruz em Apodi - RN.
Choveu um pouco mais no Nordeste em 2018, depois de anos de seca. Mas em muitas regiões, como Rio Grande do Norte e Pernambuco, tem pouca água nos reservatórios.

No sertão do Rio Grande do Norte, o período chuvoso acabou no mês de abril. E de acordo com dados do Instituto Agronômico do estado, a precipitação média foi abaixo do esperado.

Por causa disso, teve agricultor que perdeu tudo o que plantou. A falta de chuvas tem se refletido nos mananciais, a vegetação está seca, os animais são alimentados com o que sobrou da silagem de milho que foi armazenada.

A previsão é de que os meses de novembro e dezembro de 2018, além de janeiro de 2019, sejam de pouca chuva no estado. No Oeste, só deve chover de forma mais significativa a partir de março.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Em parceria com o Senar, Sindicato Rural e Prefeitura realizam curso de MDF no Sindicato dos Produtores Rurais


Oferecer cursos de qualificação profissional com foco na melhoria da qualidade de vida e no estímulo ao empreendedorismo, com a possibilidade de conquista de uma nova renda, são objetivos da Prefeitura de Apodi.

Neste sentido, a secretaria da Mulher e da Igualdade Racial, em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), oferece gratuitamente um curso de MDF no Sindicato dos Produtores Rurais de Apodi.

Na tarde desta segunda feira (19), a Secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Valdênia Morais, ao lado da professora do SENAR, Ivonete e a mobilizadora do Senar, Cimara, realizaram a abertura do curso de MDF no Sindicato dos Produtores Rurais de Apodi.


"Estamos sempre buscando parcerias para oferecer cursos à população. Todos os participantes irão fazer suas demonstrações na II Feira Multisetorial do Médio Oeste e I Festival Gastronômico de Apodi, evento que se realizará nos dias 29, 30/11 e 01/12, em Apodi. Essa parceria entre Prefeitura de Apodi, Acema, CDL e SENAR está sendo um sucesso e só quem ganha é Apodi", comentou Valdênia.

“Estamos trabalhando para que parcerias envolvendo capacitação gratuita sejam cada vez mais frequentes em nossa cidade, tanto na área rural quanto na urbana. Queremos gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas, e garantir conhecimento gratuito à população é um grande passo para este objetivo”, disse Alan Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Direção do STTR do Apodi participa de três reuniões das Associações Comunitárias simultaneamente na manhã deste domingo (18)


Durante toda a manhã desse domingo a direção do STTR do Apodi esteve espalhada em três reuniões das associações comunitárias que ocorreram no mesmo horário.


Edilson Neto e Zé Rita acompanharam a reunião na associação dos Mini produtores de Água Fria, Ivone Brilhante esteve presente na reunião da Associação do Projeto de Assentamento do Sítio do Góis, enquanto Ivonilda que coordena a Comissão de Mulheres do STTR esteve presente na reunião da Associação de Agrovila Palmares.


"É histórico, desde o final dos anos 1980 e início dos anos 1990 que o STTR do Apodi tem esse contato direto com a base, isso é que faz com que o sindicato seja forte, não haveria sentido algum fazermos parte de uma organização sindical e deixarmos de lado a base, a organização social de base é a nossa maior fortaleza, é um legado construído pelos camponeses inabalável", afirma Agnaldo Fernandes que coordena o STTR do Apodi/RN.

Comunicação Popular do STTR do Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.