sexta-feira, 8 de novembro de 2024

15 gabinetes parlamentares testam a primeira Inteligência Artificial criada para apoiar a execução de tarefas legislativas

Ferramenta criada pela Legisla Brasil pretende atingir até 60 mil mandatos

Divulgação

Criada para otimizar o tempo e os recursos dos gabinetes parlamentares no Brasil, a AssessorAí é uma Inteligência Artificial desenvolvida pela Legisla Brasil para oferecer suporte direto na execução de tarefas legislativas, com respostas precisas e personalizadas. Atualmente, a ferramenta está em fase piloto com 15 parlamentares dos estados de São Paulo, Paraná, Alagoas, Pernambuco, Pará, Maranhão, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 


A tecnologia foi criada para enfrentar um cenário no qual o Legislativo tem cada vez mais poder e capacidade de incidir no orçamento e na fiscalização do executivo. O objetivo é permitir que políticos se concentrem em decisões estratégicas e consigam cumprir suas promessas de campanha. Segundo a Legisla Brasil, em um país em que 59% dos brasileiros não confiam no Legislativo, a AssessorAí busca oferecer uma solução para melhorar a atuação parlamentar e retomar a confiança do eleitor.


"A AssessorAÍ chega para simplificar o trabalho diário dos gabinetes e fornecer suporte técnico essencial, permitindo que parlamentares possam focar em temas estratégicos e cumprir suas promessas de campanha", afirmou Fernando Moura, diretor executivo da Legisla Brasil.


A plataforma foi desenvolvida para ser utilizada tanto em municípios pequenos quanto em grandes centros urbanos, para facilitar a gestão de mandatos de vereadores a deputados federais. Ao contrário de outras IAs generativas, como o ChatGPT, a AssessorAí é especificamente treinada para garantir que o parlamentar cumpra com excelência suas funções legislativas, fiscalizatórias e mobilizadoras. Sua interface permite acesso rápido e prático, com o objetivo de transformar promessas de campanha em políticas públicas, a partir de dados e análises sobre projetos de lei e demandas dos eleitores.


Treinada a partir do acúmulo de sete anos de experiência da Legisla em planejamento estratégico, a AssessorAí também orienta sobre boas práticas adotadas por outros mandatos, para melhorar a capacidade de entrega em gabinetes de diferentes regiões e espectros políticos. Além disso, a solução automatiza e otimiza atividades, elaboração de ofícios e relatórios.


“Conhecemos a realidade dos mandatos parlamentares do Brasil: possuem muito trabalho e pouco instrumento para balizar qualidade. A AssessorAÍ vai tornar nacional o acesso à boas práticas do legislativo”, conta Lana Faria, diretora de operações da Legisla Brasil.


Expansão


A ferramenta tem potencial para atingir até 60 mil mandatos parlamentares em todo o Brasil, de acordo com dados levantados pela Legisla Brasil. A previsão é de que o número seja expandido para 200 até dezembro. A partir de fevereiro de 2025, estará disponível para gabinetes de todo o país, com um modelo que permitirá o acesso básico gratuito. Para ter acesso à ferramenta é necessário entrar em uma lista de espera disponível em assessorai.org.  


Com essa solução, a Legisla Brasil busca facilitar a gestão parlamentar e contribuir para o aumento da eficiência legislativa e fiscalizadora, com o objetivo de criar condições para que os mandatos atuem de forma planejada. Ao automatizar e fornecer subsídios técnicos embasados em evidências, a AssessorAí ajuda a liberar tempo para que os parlamentares possam focar na representação de seus eleitores e na criação de políticas públicas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Renda mais alta faz moradia melhorar, mas brasileiro fica mais dependente do aluguel, diz IBGE

  Em 2024, quase um quarto dos brasileiros vivia de aluguel, um aumento de quase 5 pontos percentuais em oito anos. Por outro lado, condiçõe...