segunda-feira, 9 de junho de 2025

Mercado avalia novas medidas do governo e recuo do IOF


Ontem à noite, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um acordo com o Congresso para revisão do decreto que definiu o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Segundo as medidas apresentadas pela equipe econômica aos líderes da Câmara dos Deputados e Senado, em reunião que durou cerca de seis horas, a compensação virá de aumento de taxação para as bets, mudanças na tributação de instituições financeiras e fim de isenções de impostos em investimentos — a proposta é de cobrança de Imposto de Renda de 5% sobre títulos atualmente isentos, como LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito Agrícola).

O governo também vai apresentar um projeto de lei complementar com cortes estimados em 10% em isenções fiscais, em modelo que ainda será discutido com o Congresso.

Haddad ainda afirmou que serão discutidos projetos pensando nos gastos primários, como a aposentadoria dos militares e os supersalários dos servidores.

(Imagem: Bigc Studio/ Canva Pro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Renda mais alta faz moradia melhorar, mas brasileiro fica mais dependente do aluguel, diz IBGE

  Em 2024, quase um quarto dos brasileiros vivia de aluguel, um aumento de quase 5 pontos percentuais em oito anos. Por outro lado, condiçõe...