quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Espetáculo “Nós” tem apresentações gratuitas em Apodi, Mossoró e Natal a partir desta quinta-feira (22)

 


Criada e produzida pelo núcleo paulista Barracão Cultural, a peça teatral está em turnê pelo Nordeste 

Espetáculo ‘Nós’, criado e produzido pelo núcleo paulista Barracão Cultural, chega ao Rio Grande do Norte com quatro apresentações gratuitas, que acontecem ao ar livre. A primeira cidade a receber a peça é Apodi, nesta quinta-feira (22); já na sexta-feira (23), o grupo segue para Mossoró; e, na capital potiguar, em dois dias, domingo (25) e segunda (26). O projeto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura/ Lei Rouanet. Detalhes sobre local e horário, na área de “Serviço”.

Em Natal, as apresentações também acontecem para estudantes da Rede Pública de Ensino; e as escolas parceiras receberão uma apostila com material didático produzido pela Barracão Cultural, com informações sobre a história do teatro, as áreas e diferentes profissionais que criam e executam um espetáculo, além de dicas de atividades a serem realizadas com os alunos em sala de aula.

“Nós” teve sua estreia em 2019 e, desde então, circula por diferentes parques e espaços culturais na capital paulista e em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo; integrou a Programação do Festivale e do FENTEPP.  Em 2021, foi convidado pela Secretaria de Cultura/SP para abrir as apresentações com público nos teatros distritais; e, a convite da Secretaria Municipal de Educação, passou por escolas públicas da cidade de São Paulo; fez a abertura do Projeto Recreio nas Férias; e também circulou por seis cidades do interior de SP, pelo PROAC – Programa de Ação Cultural.

“NÓS”

Inspirado em obra homônima de Eva Furnari, a montagem - que narra a trajetória de Mel, uma garota que tinha nós pelo corpo e não conseguia chorar - tem direção de Cris Lozano, dramaturgia de Sérgio Pires e Eloisa Elena, Leandro Goulart, Felipe Gomes Moreira e William Simplício no elenco, direção musical de Morris, cenografia de Marco Lima e figurino de Marichilene Artisevskis. Esse é o terceiro espetáculo de rua da companhia, que já realizou os bem-sucedidos: “O Tribunal de Salomão” (2011) e “A Condessa e o Bandoleiro” (2014).

“NÓS” conta a história de Mel, uma garota que nasceu em um repolho mofado, na pequena Pamongas, onde vivia feliz e rodeada por borboletas, motivo de brincadeiras e zombarias por parte dos habitantes 'normais' da cidade. Um dia, de tanto segurar as mágoas e o choro, que não caia nem mesmo descascando cebolas, Mel acabou com o corpo cheio de nós, cada um mais apertado que o outro. Diante disso, ela convenceu seus pés de ir embora para um lugar distante, e saiu de Pamongas disfarçada de geladeira. Mel não sabia que havia tantas coisas para conhecer. Cinco nós foram necessários para que ela se aventurasse. Andou, cruzou montanhas e rios, encontrou animais, carroças e bicicletas pelo caminho. À medida que se permitiu vivenciar cada coisa diferente na jornada, seus nós foram se desfazendo e ela encontrou alguém que ganhou sua confiança. E Mel conheceu uma cidade onde cada um tinha seu próprio nó e ninguém ligava para isso.

A Barracão Cultural tem como incentivo montar um espetáculo, a partir de um livro de Eva Furnari, devido sua habilidade em abordar temas sensíveis e polêmicos de forma divertida, lúdica e fantástica. Em NÓS, a premiada escritora, nos propõe uma reflexão sobre intolerância, respeito e alteridade. A relação que se estabelece entre as características peculiares de Mel e a relação com o ambiente onde vive gera “nós” em seu corpo e a obriga a realizar uma jornada de autodescoberta. 

Ficha técnica

Texto: Adaptação da obra de Eva Furnari. Dramaturgia: Sérgio Pires. Direção: Cris Lozano. Elenco: Eloisa Elena, Leandro Goulart, Felipe Gomes Moreira e William Simplício. Direção musical e canções originais: Morris. Cenografia: Marco Lima. Figurinos: Marichilene Artisevskis. Coordenação técnica: Maurício Mateus. Confecção de cenografia e adereços de cenografia e figurino: Tetê Ribeiro, Lucas Luciano e Fábio Ferretti.  Orientação de movimento e coreografias: Andrea Soares. Aulas de beatbox: Thiago Mautari. Aulas de saxofone: Leonardo Muniz. Assistência de produção: Leandro Goulart. Identidade visual: Jaciara Marschner. Direção de produção: Eloisa Elena. Administração: Tetê Ribeiro. Produção e realização: Barracão Cultural. 

No Rio Grande do Norte, produção local: Dionízio do Apodi; Assessoria de comunicação: Gustavo Farache (G7 Comunicação) e Audiovisual: Renata Soraya e Cumpadi Caboco.


A BARRACÃO CULTURAL

A Barracão Cultural é um núcleo de criação e produção, sediado em São Paulo, e tem como proposta realizar projetos que priorizem a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e atendam a diferentes públicos. Desenvolve há 22 anos um exercício permanente de criação e produção de espetáculos, que obtiveram excelente acolhida de crítica e público.  Faz parte do repertório da Barracão Cultural encenações para o público adulto e infanto-juvenil, além de serem, também, para ruas e espaços abertos. Os espetáculos da Barracão receberam, ou foram indicados, para os principais Prêmios de Teatro de São Paulo, além de já terem circulado por importantes festivais e Mostras no Brasil. 

ACESSIBILIDADE

Acessibilidade física: as apresentações são realizadas em espaços públicos, em condições de receber pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência. Nos espaços abertos, a produção disponibiliza cadeiras para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Acessibilidade auditiva: Em Fortaleza, Natal, Apodi, Mossoró, João Pessoa, Olinda e Recife, as apresentações contam com intérprete de Libras. Nas demais cidades, a produção disponibiliza uma sinopse completa, impressa em papel, com imagens, nome, descrição das personagens e resumo dos principais acontecimentos de cada cena, e com as letras das músicas que fazem parte do espetáculo. 

Acessibilidade visual: o espetáculo não conta com recursos de áudio descrição. Caso exista alguém com essa necessidade, é necessário avisar à produção para que a equipe realize descrição de sinopse e reconhecimento tátil de cenários, figurinos e adereços antes da apresentação. 

“Nós” não tem iluminação estroboscópica ou som muito alto.

SERVIÇO | Rio Grande do Norte

Cidade: Apodi

Quando: 22/08 (Quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Centro Social da comunidade do Córrego - Apodi (Distrito de Córrego, Apodi)

*

Cidade: Mossoró

Quando: 23/08 (Sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Praça Cícero Dias (em frente ao Teatro Municipal de Mossoró - Avenida Rio Branco S/N, Centro)

*

Cidade: Natal

Quando: 25/08 (Domingo)

Horário: 16h

Local: Cidade da Criança - Natal (Av. Rodrigues Alves - Tirol)

*

Cidade: Natal

Quando: 26/08 (Segunda)

Horário: 09h30

Local: Escola Estadual Djalma Aranha Marinho (Praça São Francisco de Assis, S/N. Bairro Pitimbu. Conj. Cidade Satélite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caern trabalha em novo reparo emergencial para normalizar abastecimento em Apodi

Equipes de manutenção da Caern estão empenhadas em um novo reparo na rede de distribuição de Apodi. O trabalho é essencial para normalizar o...