sexta-feira, 23 de agosto de 2024

PL e União lideram disputas pelas prefeituras das maiores cidades; PT aparece em 3º


O PL e o União Brasil largam na frente nas disputas eleitorais nas maiores cidades do País, segundo levantamento feito pelo Estadão/Broadcast Político com base nas pesquisas de intenção de voto mais recentes registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas 103 maiores cidades brasileiras – aquelas que, por terem mais de 200 mil eleitores, têm a possibilidade de realizar segundo turno –, os dois partidos despontam com os maiores números de candidatos que lideram as pesquisas, seja numericamente seja dentro da margem de erro.

O PL tem 21 candidatos à frente nas pesquisas de intenção de voto. O União Brasil, 20. O retrato eleitoral no início formal da campanha eleitoral municipal mostra a força do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e da legenda formada a partir da fusão do antigo Democratas com o PSL – partido pelo qual Bolsonaro foi eleito em 2018. O PL, por exemplo, lidera as disputas em Belo Horizonte (segundo pesquisa AtlasIntel realizada de 2 a 7 de agosto), em Fortaleza (segundo pesquisa AtlasIntel realizada no mesmo período) e em Maceió (de acordo com pesquisa Ibrape realizada de 27 a 29 de julho).

A sigla também tem outras candidaturas competitivas, como em Manaus, Belém e Guarulhos, onde seus candidatos estão na segunda posição, mas empatados dentro da margem de erro, que varia entre 3 e 3,5 pontos porcentuais, a depender da pesquisa.

O União Brasil, por sua vez, tem seu principal ativo em Salvador, onde tenta manter uma hegemonia que vem desde 2013, quando ACM Neto foi eleito para seu primeiro mandato. O atual prefeito, Bruno Reis, que foi vice de ACM Neto, tenta a reeleição e pode consegui-la no primeiro turno. Ele tem 67,6% das intenções de voto, contra 12,5% do segundo colocado, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), de acordo com levantamento do Paraná Pesquisas de 12 a 15 de julho.

Em outras cidades, como São Bernardo do Campo (SP), Teresina (PI) e Cuiabá (MT), os candidatos do União Brasil figuram na segunda posição, mas empatados na margem de erro com os primeiros colocados. O PT aparece em terceiro no levantamento feito pela reportagem.

Há 15 petistas com candidaturas competitivas, seja liderando as pesquisas de intenção de voto, seja numericamente ou dentro da margem de erro, o que mostra o potencial da legenda em recuperar parte do protagonismo perdido nas últimas duas eleições municipais. De volta à máquina pública federal, o PT espera usar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recursos do Orçamento federal e o bilionário fundo eleitoral para alavancar candidaturas nas principais cidades.

A seguir, o número de candidatos com os quais cada partido tem liderado as pesquisas de intenção de votos ou tem empatado com os líderes dentro da margem de erro:

PL: 21
União Brasil: 20
PT: 15
PSD: 12
MDB: 11
Republicanos: 8
PSDB: 7
PP: 7
Podemos: 6
PSB: 3
SD: 2
PSOL: 2
PDT: 2
Cidadania: 2
Avante: 2
PV: 1
PRTB: 1
Novo: 1

Do Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tercerizados vão paralisar serviços na saúde pública do RN por falta de pagamento; entenda

Foto: Magnus Nascimento A Justiz Terceirização, empresa responsável por serviços essenciais na área da saúde pública do Rio Grande do Norte,...