terça-feira, 13 de agosto de 2024

Produtores rurais protestam e desligam bombas da transposição do São Francisco

Na manhã de ontem, aproximadamente 2 mil produtores rurais do Sistema Itaparica, representando 10 perímetros irrigados em Pernambuco e Bahia, realizaram uma manifestação no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, entre as cidades de Floresta e Petrolândia, em Pernambuco. O ato incluiu o desligamento das bombas de abastecimento de água pelos próprios agricultores, em um esforço para chamar atenção para a situação crítica que enfrentam.

Os manifestantes exigem a regularização dos serviços de abastecimento de água no Sistema Itaparica, além de uma resposta concreta dos governos de Pernambuco e Bahia, da União e do Congresso Nacional.

A manifestação contou com a presença de lideranças políticas e sindicais, incluindo incluindo o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, o vice-prefeito e produtor rural Rogério Novaes, o pré-candidato a Deputado Estadual Bruno Marques, além de vereadores de Petrolândia, lideranças do POLO, FETAPE, Sindicatos Rurais e CUT da região.

O Sistema Itaparica, que compreende projetos de irrigação administrados pela Codevasf na região do Submédio São Francisco, envolve cerca de 25 mil famílias reassentadas após a construção da Hidrelétrica Luiz Gonzaga, inaugurada pela Chesf em 1988. Essas famílias, deslocadas devido à inundação de mais de 83 mil hectares de terra, enfrentam dificuldades crescentes, como a precarização da assistência prestada pela Codevasf e cortes de energia que prejudicam a produção nos perímetros irrigados, além de interromper o abastecimento de água.

Com informações do site Petrolândia Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caern trabalha em novo reparo emergencial para normalizar abastecimento em Apodi

Equipes de manutenção da Caern estão empenhadas em um novo reparo na rede de distribuição de Apodi. O trabalho é essencial para normalizar o...