sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Após 48 anos, Fortaleza e Apodi-RN revivem final nacional entre nordestinos

 

Deslocamentos mais confortáveis foram aliados na campanha da dupla até a decisão do primeiro Campeonato Brasileiro de Futsal 

Fortaleza e Apodi estão na final do Campeonato Brasileiro de Futsal 2024, protagonizando uma decisão histórica para a modalidade e para a região Nordeste, que há quase meio século não via dois de seus representantes disputarem uma final de competição nacional. A última vez foi em 1976, na Taça Brasil, quando o Náutico Capibaribe, de Pernambuco, conquistou o título ao vencer o Vargas Filho, do Ceará.

Desde então, vários clubes nordestinos conquistaram títulos em competições como a Taça Brasil e a Copa do Brasil. No entanto, o reencontro entre nordestinos em uma final nacional de futsal simboliza não apenas a força esportiva da região – reconhecida como celeiro de grandes jogadores e apaixonada pelo esporte – mas também o sucesso do Campeonato Brasileiro de Futsal, que abraça a diversidade geográfica do país e fortalece a representatividade de todas as regiões.

O Brasileirão de Futsal é um marco na democratização e na igualdade de condições na elite do futsal nacional. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e pela Sportshub, foi criada para atender a um antigo clamor dos clubes por uma disputa que proporcionasse oportunidades iguais e um calendário acessível para todas as regiões do país. A edição inaugural contou com 20 equipes das cinco regiões brasileiras, incluindo oito equipes do Nordeste, representando cinco estados.

A CBFS, em parceria com o Grupo Águia, conseguiu viabilizar uma logística eficiente e inédita para competições de futsal no país, oferecendo condições adequadas de viagem e hospedagem para os atletas, sem custos adicionais para os clubes. Essa inovação permitiu que times de todas as partes do Brasil competissem em pé de igualdade, sem os desgastes técnicos decorrentes de longas viagens de ônibus.

Ao longo da competição, os finalistas Apodi, do Rio Grande do Norte, e Fortaleza, do Ceará, realizaram nove jogos em casa e oito fora, acumulando uma quantidade significativa de quilômetros percorridos. A equipe potiguar, por exemplo, viajou cerca de 20 mil quilômetros nos oito jogos fora de casa, uma média de 2.500 quilômetros por partida como visitante.

Todos os trajetos foram realizados por via aérea, garantindo hospedagem a partir de um dia antes do jogo agendado. Essa logística permitiu que as equipes tivessem mais tempo para descansar, reduzindo o desgaste e mantendo a qualidade técnica em quadra.

"A questão da logística para o futsal no Campeonato Brasileiro foi um aspecto que realmente merece ser valorizado e reforçado, porque facilita muito. É um avanço para o futsal como um todo. Todos nós devemos manter essa estrutura para continuar agregando ao futsal brasileiro. Ajudou muito nos jogos, permitindo que chegássemos de forma adequada e com alimentação de qualidade", destacou Humberto Filho, diretor do Apodi.

O Fortaleza, por sua vez, percorreu 32 mil quilômetros em jogos fora de casa, superando seu adversário na final. Essa realidade de deslocamento é comum para as equipes nordestinas em competições esportivas no país, e comprova a importância de uma logística bem planejada para o sucesso em quadra.

"Foi uma competição longa, e nós, no Nordeste, acabamos viajando mais que outras equipes. Nossa logística é mais complicada devido às distâncias, mas, junto com a comissão, organizamos o melhor suporte possível para toda a equipe," comentou Caio Matoso, supervisor do Fortaleza Futsal.

A Força do Nordeste no Futsal Nacional

A presença de três clubes nordestinos na fase semifinal do Campeonato Brasileiro de Futsal 2024 evidencia o crescimento e o potencial da região na modalidade. Com Fortaleza e Apodi agora na grande final, o futsal nordestino celebra não apenas uma competição emocionante, mas também o reconhecimento e valorização de sua rica tradição esportiva.

Outra competição importante do calendário da modalidade também confirma o destaque nordestino no cenário nacional do futsal: a Copa do Brasil de Futsal, que já teve oito edições realizadas, contou com sete finalistas vindos da região Nordeste.

A final do Campeonato Brasileiro promete ser um marco para o futsal, unindo tradição e inovação, e celebrando a essência da modalidade com uma competição vibrante, democrática e apaixonante – tal como é o próprio Nordeste.

Jogo de ida 
Apodi X Fortaleza
9h, dia 17 de novembro, domingo
Local: Ginásio Municipal Pedro Ciarlini, em Mossoró (RN)
Transmissão:  TV Verdes Mares (CE), InterTV (RN), SporTV, Nsports, Flow e CBFSTV
https://www.youtube.com/watch?v=mSVe5w_3FG8

Jogo de volta 
Fortaleza X Apodi
9h, dia 1° de dezembro, domingo
Local: Arena CFO, em Fortaleza (CE)
Transmissão: TV Verdes Mares (CE), InterTV (RN), SporTV, Nsports, Flow e CBFSTV
https://www.youtube.com/watch?v=atW911Dy6rI

O Campeonato Brasileiro de Futsal é organizado pela CBFS e pela SportsHub, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Assaí, Sampel, Ampri, Quartzolit, XBri Pneus, KIA Brasil e Penalty, e apoio do Grupo Águia, Gol e Pallas Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tercerizados vão paralisar serviços na saúde pública do RN por falta de pagamento; entenda

Foto: Magnus Nascimento A Justiz Terceirização, empresa responsável por serviços essenciais na área da saúde pública do Rio Grande do Norte,...