segunda-feira, 9 de junho de 2025

Programa Brasil Mais Produtivo já atende 57,5 mil empresas e eleva produtividade em até 42%


Do Brasil 247

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, visitou ontem a empresa Mister Cryl, produtora de tintas no Distrito Federal, para acompanhar os resultados do programa Brasil Mais Produtivo. A iniciativa, que integra a política industrial do governo federal e conta com a execução do Sebrae e do Senai, já alcançou 57,5 mil micro e pequenas empresas em todo o país.

Criada para fortalecer a competitividade das micro, pequenas e médias empresas, a política pública tem mostrado resultados concretos, como o aumento de produtividade, redução de custos e expansão de mercado. “O Brasil Mais Produtivo faz toda a diferença porque ele vai ao encontro do pequeno industrial, levando expertise, fazendo consultoria e mirando o que há de mais importante: melhorar a competitividade por meio da redução de custos, da melhoria da eficiência, da tecnologia, da qualidade e da gestão”, afirmou Alckmin.

A Mister Cryl é um exemplo emblemático do impacto do programa. Após o diagnóstico e as orientações recebidas por meio dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, a empresa focou esforços em um produto com baixo valor agregado e conseguiu promover uma reestruturação interna que trouxe ganhos expressivos. Em pouco tempo, a empresa registrou aumento de 42,62% na produtividade, redução de 93% na movimentação do processo produtivo, economia mensal de R$ 3,3 mil e retorno anual de R$ 40 mil. Além disso, a base de clientes saltou de 12 para 600.

“Nesse ano de 2025, tivemos um crescimento de vendas, dobramos o nosso faturamento em relação a 2024. Além disso, a gente triplicou o nosso lucro líquido e isso vem muito do apoio e do desenvolvimento em relação a todos os projetos que estamos realizando com as consultorias, treinamento e desenvolvimento de equipe”, contou Aline Oliveira, empreendedora à frente da Mister Cryl.

Aline também destacou a conquista de certificações como um dos diferenciais da empresa após a reestruturação. “Nós somos a única a ter o certificado do Inmetro na parte de qualidade de produtos e, na parte de processos, nós somos a única a ter a ISO 9001. Então, esse conjunto de melhorias e de implantações é que traz todo esse resultado que hoje a gente alcança”, acrescentou.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, os números refletem o papel estratégico das micro e pequenas empresas na economia. “Essa é a importância e o significado da nossa atividade espalhada em todo o território brasileiro. A pequena economia é aquela que distribui riqueza, gera mais empregos e precisa ser olhada dentro de um mercado que não foi feito para os pequenos, foi feito para acumular riqueza”, declarou.

O Brasil Mais Produtivo faz parte da estratégia Nova Indústria Brasil, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Lançado em novembro de 2023, o programa tem a meta de atender 200 mil empresas até 2027, sendo 93 mil delas com acompanhamento presencial. O acesso se dá pela Plataforma de Produtividade, que oferece diagnóstico gratuito, consultorias, formação profissional e apoio financeiro com foco na melhoria de gestão, processos e adoção de tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Renda mais alta faz moradia melhorar, mas brasileiro fica mais dependente do aluguel, diz IBGE

  Em 2024, quase um quarto dos brasileiros vivia de aluguel, um aumento de quase 5 pontos percentuais em oito anos. Por outro lado, condiçõe...