terça-feira, 23 de setembro de 2025

Styvenson Valentim lidera para o Senado, com Fátima e Zenaide disputando 2º lugar

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista de possíveis candidatos, o senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera como primeira opção

Styvenson lidera para o Senado, com Fátima e Zenaide disputando 2º lugar - Fotos: José Aldenir

A pesquisa também mediu a intenção de voto para o Senado, que em 2026 terá duas vagas em disputa. O senador Styvenson Valentim (PSDB) aparece como favorito nas menções espontâneas, citado por 16,4% dos eleitores. Ele é seguido pela governadora Fátima Bezerra (PT), lembrada por 4,4%, e pela senadora Zenaide Maia (PSD), também com 4,4%.

Outros nomes citados foram o ex-prefeito Álvaro Dias (0,8%), o prefeito Allyson Bezerra (0,6%), o senador Rogério Marinho (0,6%), além do presidente do PL em Natal, Coronel Hélio (0,2%).

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista de possíveis candidatos, o senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera como primeira opção, citado por 35,3% dos entrevistados.

Em seguida, aparece a governadora Fátima Bezerra (PT), lembrada por 14,2%, e a senadora Zenaide Maia (PSD), com 7,7%. Outros nomes somaram percentuais menores: o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), com 7,6%; o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD), com 7,1%; Coronel Hélio Oliveira (PL), presidente do PL em Natal, citado por 1,5%; e o presidente da Femurn, Babá Pereira (PL), com 1%. Ainda assim, 18% dos eleitores disseram que não votariam em nenhum candidato e 7,8% não souberam ou não responderam.

Quando o levantamento considerou a segunda opção dos eleitores para o Senado, Styvenson voltou a liderar, desta vez com 17,4%. A senadora Zenaide Maia aparece em seguida, citada como segunda escolha por 10,3%, e o ex-prefeito Álvaro Dias praticamente empata, com 9,1%. Fátima Bezerra figura como segunda opção para 7,6%, e Carlos Eduardo tem 6,9%. Coronel Hélio (4%) e Babá Pereira (0,7%) também foram lembrados, embora em menor escala. Nesta rodada, a taxa de indefinição foi ainda mais alta: 28,1% não apontaram nenhum nome e 16% não souberam ou não quiseram responder.

Senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera para o Senado Federal, com Fátima Bezerra (PT) e Zenaide Maia (PSD) disputando 2º lugar. Arte: AGORA RN

Disputa presidencial tem liderança folgada de Lula

A pesquisa Exatus também aferiu o cenário para a eleição presidencial de 2026 no Rio Grande do Norte. Na espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como o mais citado, com 31,1% das menções. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível por decisão da Justiça Eleitoral e condenado por tentativa de golpe de estado no Supremo Tribunal Federal (STF), aparece em segundo, sendo a opção de 17,8%.

Outros nomes aparecem de forma marginal, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 1,3%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 0,4%. A pesquisa mostra ainda que 39,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder, e 7,1% disseram que votariam em branco ou nulo.

Na estimulada, foram testados dois cenários. No primeiro cenário, o presidente Lula (PT) aparece na liderança no Rio Grande do Norte, com 40,8% das intenções de voto. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em segundo lugar, com 31,3%. Em patamar menor aparecem o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 1,9%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 1,5%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 1%. Entre os entrevistados, 17,7% declararam que votariam em branco ou nulo, e 5,8% não souberam ou não responderam.

No segundo cenário, em que Bolsonaro não foi incluído, Lula mantém a dianteira com 38,9%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em segundo lugar, com 18,2%, seguido por Ratinho (3,9%), Zema (2,6%) e Caiado (1,8%). Neste quadro, 26,8% afirmaram que votariam em branco ou nulo, enquanto 8,1% não souberam ou preferiram não responder.

Presidente Lula (PT) lidera corrida para a presidência, com 31,1% das menções. Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 17,8% das intenções de voto, mesmo condenado por tentativa de golpe de estado. Arte: AGORA RN

Metodologia

O levantamento ouviu 2.029 eleitores distribuídos proporcionalmente entre todas as regiões do Estado, considerando variáveis como sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Allyson chega a 46% das intenções e desponta como favorito ao Governo do Estado em 2026

Sondagem, registrada com 2.029 entrevistas e margem de erro de 2,19 pontos percentuais, mostra o prefeito de Mossoró à frente em todos os ce...