quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Colisões contra postes crescem 12% e deixam quase 122 mil clientes sem energia no RN

Neoenergia Cosern registra aumento de interrupções e reforça orientações de segurança à população

Acidentes com postes provocaram interrupção de energia para quase 122 mil clientes no RN - Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

O Rio Grande do Norte registrou aumento de 12% no número de colisões de veículos contra postes de distribuição de energia entre janeiro e novembro de 2025. Segundo a Neoenergia Cosern, os acidentes envolveram veículos de passeio, transporte de cargas, prestação de serviços e até transporte de passageiros.

Por causa das ocorrências, quase 122 mil clientes ficaram sem energia elétrica em todas as regiões do estado, um crescimento de 20,36% em relação ao mesmo período do ano passado.

Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, afirmou: “Os motoristas precisam trafegar com mais cautela, seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro em relação à altura limite dos veículos de carga, limite de velocidade e, principalmente, não dirigir sob o efeito de álcool ou outras drogas. As colisões contra postes de distribuição de energia acabam provocando, na maioria dos casos, interrupção no fornecimento de energia, danificam equipamentos da rede elétrica e demandam tempo para a recomposição dos cabos e demais itens danificados”.

A distribuidora informou que segue investindo em tecnologias e campanhas de conscientização para reduzir os impactos desses acidentes. A empresa reforçou que, em situações de colisão com postes, especialmente quando há rompimento de cabos, é necessário seguir medidas de segurança.

As orientações são: permanecer dentro do veículo quando houver cabos caídos sobre o carro ou próximos; evitar contato com partes metálicas; acionar imediatamente a Neoenergia Cosern pelo 116 e o Corpo de Bombeiros pelo 193; manter terceiros afastados a pelo menos 10 metros; e não tocar nos cabos, mesmo quando aparentarem estar inofensivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso encontrado morto na zona rural de Apodi é identificado como Chico da Serra Pelada

O corpo encontrado no final da tarde desta quarta-feira (10) no sítio Refúgio, zona rural de Apodi, foi identificado como sendo do agriculto...