sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

I Fórum Territorial de Pontos de Cultura será realizado neste sábado em Mossoró

Evento acontece no Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a partir das 9h.

A cidade de Mossoró recebe, neste sábado, 31 de janeiro de 2026, o I Fórum Territorial de Pontos de Cultura do Território Sertão do Apodi. O evento será realizado a partir das 9h, no Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, reunindo fazedores e fazedoras de cultura, gestores, coletivos culturais e representantes de iniciativas ligadas à Política Nacional Cultura Viva.

O Fórum é uma realização da Rede de Pontos de Cultura do Território Sertão do Apodi, em parceria com o Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo debater ações culturais regionais, fortalecer a articulação entre os Pontos de Cultura do território e ampliar o diálogo com outras iniciativas interessadas nas políticas públicas culturais.

De acordo com Berg Bezerra, coordenador do Pontão de Cultura Ciranduís e mediador do encontro, o evento representa um momento histórico para a cultura potiguar.

“O I Fórum Territorial de Pontos de Cultura do Sertão do Apodi simboliza o fortalecimento da organização coletiva, do diálogo e da união entre os fazedores e fazedoras de cultura que, há anos, mantêm vivas as tradições, a memória e a criatividade do povo sertanejo”, destaca.

A Rede de Pontos de Cultura do Território Sertão do Apodi é uma articulação coletiva criada para fortalecer, conectar e dar visibilidade às iniciativas culturais do território, região marcada pela diversidade cultural, pelas tradições populares, pela memória e pela economia criativa.

O Fórum se configura como um espaço de escuta, troca de experiências e construção coletiva, com foco no fortalecimento das políticas públicas culturais e na ampliação do acesso gratuito da população às ações desenvolvidas pelos Pontos de Cultura.


Objetivo da Rede

A Rede tem como objetivo fortalecer ações integradas entre os Pontos de Cultura do Território da Cidadania Sertão do Apodi, promovendo o acesso democrático às políticas públicas culturais e valorizando as expressões culturais locais.

As inscrições para participação no Fórum podem ser realizadas por meio do link disponível na bio do Instagram da Rede.

O Pontão de Cultura Ciranduís é patrocinado pela Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Lei Cultura Viva, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A atividade conta ainda com o apoio de O Pessoal do Tarará e da Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró.

Pontos de Cultura que integram a Rede

* Associação Sociocultural Explosão Matuta

* Instituto Meu Sertão

* ACCD – Associação Comunitária Cultural Dixseptiense / Rádio Esperança FM

* Associação dos Poetas e Artistas do Junco

* Museu Casa de Taipa Junco

* Casa Máscara

* ACADHIS – Academia Dix-Septiense de História

* Escola de Capoeira Mestre Paulo do Vale

* Casa do Mel – Mel de Abelha Flores do Sertão

* Casa do Mel Francisco Pelópidas Pinto

* Projeto Abelhar

* Encanto do Nordeste

* Baúzinho Berço das Artes

* Balaio de Artes

* Em Cena Ação

* Facetas, Mutretas e Outras Histórias

* Pontão de Cultura Ciranduís

Serviço

Fórum Territorial de Pontos de Cultura do Território Sertão do Apodi

Data: Sábado, 31 de janeiro

Horário: A partir das 9h

Local: Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, Mossoró

Público-alvo: Fazedores e fazedoras de cultura, gestores culturais, coletivos, Pontos de Cultura, Pontos de Memória e interessados na Política Nacional Cultura Viva

Inscrições: Link disponível na bio do Instagram da Rede de Pontos de Cultura do Território Sertão do Apodi

Entrada: Gratuita

Fotos: Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

União Brasil avalia troca no comando do partido no Rio Grande do Norte após operação da PF

O União Brasil avalia mudanças em sua direção no Rio Grande do Norte, atualmente comandada pelo ex-senador José Agripino Maia, após o desgas...