domingo, 19 de janeiro de 2025

UERN suspende concurso para professores após denúncia sobre vazamento de dados

Anúncio foi feito em nota na manhã desta sexta-feira 17

Após a apuração dos fatos, serão definidas as medidas a serem adotadas para a continuidade do concurso. Foto: José Aldenir/Agora RN

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) anunciou nesta sexta-feira 17 a suspensão do concurso público para o provimento de vagas de professor do Ensino Superior, regido pelo Edital nº 01, de 05 de janeiro de 2024. O concurso foi interrompido na fase de Provas e Títulos, como medida cautelar diante de denúncias de vazamento de informações sobre os participantes.

De acordo com a Fuern, a decisão foi tomada com base em uma recomendação da Comissão Central do Concurso e após a constatação de que o sistema de inscrição do Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan), organizador do certame, expôs indevidamente a identidade dos candidatos às bancas examinadoras. Esse erro violou os princípios da legalidade e da impessoalidade, fundamentais para a integridade do processo seletivo.

A instituição destacou que, para garantir os direitos dos candidatos e assegurar a transparência do concurso, será instaurado um procedimento de apuração das denúncias. Durante esse processo, os envolvidos terão direito ao contraditório e à ampla defesa, conforme exigido pela legislação.

A Fuern reafirmou seu compromisso com a transparência e a legalidade em seus processos seletivos, ressaltando que, somente após a apuração dos fatos, serão definidas as medidas a serem adotadas para a continuidade do concurso.

Leia a íntegra da nota completa

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) publica portaria suspendendo o Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas de Professor do Ensino Superior regido pelo Edital nº 01, de 05 de janeiro de 2024.

A medida atende à recomendação da Comissão Central do Concurso e foi tomada a partir de denúncias apontando que o sistema do Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan), empresa responsável pelo certame, revelou a identidade dos candidatos perante as bancas examinadoras, violando os princípios da legalidade e da impessoalidade.

Diante da necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa, antes de adotar novos procedimentos com vistas à conclusão do concurso, será instalado um procedimento de apuração das denúncias.

A Fuern reafirma seu compromisso com a lisura do processo, primando pela legalidade e transparência. Os passos seguintes serão determinados após a apuração dos fatos e, consequentemente, serão adotadas as medidas cabíveis.

Agora RN



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Renda mais alta faz moradia melhorar, mas brasileiro fica mais dependente do aluguel, diz IBGE

  Em 2024, quase um quarto dos brasileiros vivia de aluguel, um aumento de quase 5 pontos percentuais em oito anos. Por outro lado, condiçõe...