segunda-feira, 9 de junho de 2025

Cidades do RN vão receber “alerta teste” de novo sistema da Defesa Civil; entenda

Sistema começa a valer oficialmente no dia 18 de junho - Foto: Defesa Civil Nacional

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil lançam o sistema ‘Defesa Civil Alerta’ para a região Nordeste neste sábado (14), quando será enviado um “alerta teste” para quatro municípios do Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

O objetivo do “Defesa Civil Alerta” é complementar outras ferramentas de alertas de emergência para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo.

A tecnologia do sistema utiliza rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, via mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho. No Rio Grande do Norte, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Gabinete Civil do Governo do Estado, está à frente das ações.

No sábado (14), o teste será realizado simultaneamente em alguns municípios dos 9 estados da região Nordeste, e começa a abranger os 167 municípios potiguares a partir do dia 18 de junho. O alarme sonoro só é interrompido quando o cidadão confirmar que recebeu a mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Renda mais alta faz moradia melhorar, mas brasileiro fica mais dependente do aluguel, diz IBGE

  Em 2024, quase um quarto dos brasileiros vivia de aluguel, um aumento de quase 5 pontos percentuais em oito anos. Por outro lado, condiçõe...