Criado pela Embratur e Sebrae, "Plano Brasis"
busca posicionar o país como líder na recepção de visitantes
O Rio Grande do Norte foi palco da apresentação do novo
Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, chamado "Plano
Brasis". Construído em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur e
Sebrae, a iniciativa tem como objetivo ampliar o número de visitantes
internacionais no país. A apresentação foi feita nesta segunda-feira (16), no
Centro de Convenções de Natal, pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com
a participação da governadora Fátima Bezerra.
A governadora destacou a importância da parceria para que
o RN apareça cada vez mais na divulgação internacional. "Fazer com que o
turista possa conhecer melhor o Rio Grande do Norte, mostrando aquilo que o
Estado tem de tão atraente. Não é só o sol e mar", disse. Ela citou a
gastronomia, o turismo de aventura, cultural, histórico, religioso e o calor
humano do povo como diferenciais.
A governadora citou os investimentos em segurança pública
e na recuperação da malha rodoviária como ferramentas de fortalecimento do
turismo. Em 2024, o Rio Grande do Norte registrou aumento de 54% na atração de
visitantes estrangeiros. "Estamos colhendo os frutos dos investimentos.
Recuperamos estradas de 30, 40, 50 anos de existência e que nunca tinham
passado por uma manutenção pra valer, nunca. Dá gosto de pegar a estrada
de Pipa, é só ver como é que estava a estrada de Pipa antes e como é que está
agora, por exemplo, são mais de 400 quilômetros de estradas recuperadas”,
disse.
A secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, afirmou
que o Plano Brasis representa um novo momento para o segmento. "É um
momento em que o Brasil escolhe olhar para o mundo com estratégia, com
identidade e com união entre os entes públicos e privados. E o Rio Grande do
Norte está pronto para fazer parte de toda essa transformação", declarou.
Marcelo Freixo explicou que o plano foi construído em
parceria com as 27 Unidades da Federação e prevê ações específicas para cada
estado. "O plano vai permitir traçar novas maneiras. A forma de apresentar
o Rio Grande do Norte para a Argentina não é igual ao que a gente apresenta
para a Europa", exemplificou. Ele ressaltou que o objetivo é pensar em
conjunto como promover o Brasil e gerar emprego e renda.
O lançamento acontece quando o país registra uma série de
recordes de entrada de turistas internacionais e de divisas. De janeiro a abril
de 2025, o Brasil registrou a entrada de 4.425.888 visitantes internacionais,
65% de todo o fluxo registrado ao longo do ano passado, indicando um avanço
expressivo no setor.
O "Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing
Turístico 2025-2027" tem como meta manter a trajetória ascendente do
turismo internacional, alavancando a imagem do Brasil como um país sustentável,
democrático e inclusivo. Em 2024, o Brasil recebeu 6,77 milhões de visitantes
estrangeiros, com US$ 7,3 bilhões em receitas e a geração de 147.861 empregos.
O setor responde por 7,8% do PIB nacional.
O presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, celebrou os
resultados do turismo internacional no Rio Grande do Norte no primeiro
quadrimestre de 2025. Entre janeiro e abril deste ano, o estado recebeu 39 mil
turistas estrangeiros, um crescimento expressivo em comparação aos 25 mil
visitantes no mesmo período de 2024. "Estamos colhendo os frutos desse
trabalho no primeiro semestre de 2025, mas os números são resultado de um
esforço contínuo, especialmente na ampliação de voos e na promoção
internacional", afirmou Fernandes.
Segundo o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio
Cavalcante, a efetividade do novo plano vai propiciar ambientes de negócio
fortalecidos, fomentar o empreendedorismo, sustentabilidade, autoestima
cultural, além de gerar emprego e renda em todos os destinos do país. "O
plano pretende não apenas alavancar a imagem turística, mas também desenvolver
toda a cadeia produtiva que atua no setor. Os desafios para o setor incluem
segurança, infraestrutura e a necessidade de expandir a malha aérea",
concluiu.
FOTO: SANDRO MENEZES
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