A Câmara Municipal de Apodi aprovou por unanimidade, na
sessão desta quinta-feira (02), o projeto de lei que autoriza a doação da
estrutura da Escola Municipal Professora Lourdes Mota à Universidade do Estado
do Rio Grande do Norte (UERN).
A medida representa um passo histórico para concretizar o tão sonhado Campus da UERN no município.
Durante os próximos três anos, a escola continuará funcionando em sua rotina normal no período diurno, enquanto no período noturno a UERN utilizará o prédio para suas atividades acadêmicas.
O prazo corresponde ao tempo estimado para a construção de uma nova unidade escolar que irá abrigar a comunidade da Escola Professora Lourdes Mota em definitivo.
A lei aprovada estabelece ainda que, caso em até oito anos a UERN não esteja instalada de forma efetiva, o imóvel retornará ao patrimônio municipal. Também fica vedada qualquer possibilidade de doação, venda ou permuta da estrutura para outros fins.
Durante a sessão, a reitora da UERN, Cecília Maia, emocionou os presentes ao lembrar da luta histórica em defesa da universidade no município.
“É preciso lembrar de pessoas que também foram importantes para essa batalha, como a prefeita Gorete, o prefeito Alan e agora o prefeito Sabino. Lourdes Mota estudou pelo rádio, no auge da ditadura militar, e hoje estamos deixando um legado importantíssimo”, destacou.
Cecília lembrou ainda que a UERN já desenvolve atividades em Apodi há mais de dois anos, com 144 alunos matriculados em diversos cursos no Polo da Universidade Aberta do do Brasil (UAB).
“A UERN em Apodi já é uma realidade. Essa junção de forças vai fazer, nos próximos meses, com que a gente tenha oficialmente o campus da universidade instalado aqui”, afirmou.
O prefeito de Apodi, Sabino Neto, ressaltou a importância da decisão para transformar o futuro de jovens e famílias da cidade.
“É uma luta de anos, que hoje dá um passo largo para que possamos efetivar a UERN em Apodi, como instrumento de transformação na vida das pessoas. A partir dessa lei, iniciaremos também a elaboração da nova escola Lourdes Mota, oferecendo às nossas crianças uma estrutura moderna e adequada”, disse.
A chegada da UERN a Apodi é reivindicada há décadas pela sociedade civil, estudantes, lideranças políticas e comunitárias.
A aprovação da doação do prédio representa um marco nesse processo, consolidando a união de diferentes gestões municipais e a mobilização popular em torno de um objetivo comum: garantir acesso à educação superior pública e de qualidade no município.
Fonte: Apodi 360